Entre os dias 20 de abril e 1 de maio o Plogging Challenge Portugal regressa a todos os distritos do país. Esta iniciativa começou em 2021 e nesta edição espera impactar pelo menos 15 mil pessoas. Saiba como pode participar e tudo o que precisa de fazer. É a não perder.

O que é fazer plogging?

Plogging é a conjugação da expressão sueca plocka upp, que significa recolher, e do inglês jogging, que significa correr. É uma atividade que tem vindo a ganhar fãs que propõe realizar caminhadas, passeios ou corridas ao mesmo tempo que se recolhem resíduos que foram deitados ao chão.

O Plogging Challange Portugal

O Plogging Challange Portugal surgiu da ação de Maria do Céu Mota, que em 2021, aquando das suas caminhadas, decidiu dar o devido descarte aos resíduos que encontrava no chão. Sentindo-se única a fazer aquela ação, procurou na internet por soluções e encontrou a expressão plogging, bem como grupos de voluntários que se reuniam (e reúnem) para fazer o mesmo.

“A coisa mais simples do mundo é sair para a rua para fazer uma caminhada e apanhar resíduos”, descreve à RECICLA a fundadora do movimento.

Maria do Céu Mota criou um evento que se tornou nacional. Esta é já a quarta edição que assinala o Dia da Terra, a 22 de Abril.

O Plogging Challange Portugal é, assim, um convite a organizar uma ação de plogging com amigos, colegas de trabalho ou vizinhos.

De norte a sul do país, incluído Açores e Madeira, este ano estão agendados perto de 190 eventos que vão contribuir para uma ação global de recolha e separação de resíduos. 

O que é preciso para participar?

A participação é totalmente gratuita. É possível participar individualmente ou com um grupo de pessoas.

Basta utilizar roupa e calçado confortável, calçar umas luvas e partir, com um saco na mão, pelo percurso delineado.

A reciclagem aqui ganha uma importância fundamental. Cada grupo ou participante deve utilizar sacos de 30l para realizar a contagem dos resíduos que apanhou. Mas há que separar corretamente tudo o que se encontra para no fim se colocar as embalagens no ecoponto certo e os restantes resíduos no lixo comum.

Apenas o organizador precisará de se inscrever através deste link e no final dar conta de quantas pessoas participaram, quantos quilómetros foram percorridos e quantos sacos foram utilizados.

“O objetivo é envolver o maior número de pessoas e mostrar aos outros que não estamos sozinhos. Se uma só pessoa tem impacto, 15 mil pessoas têm um impacto muito maior”, destaca Maria do Céu Mota.

Cada organização tem o seu evento que pode tomar proporções diferentes após o plogging. Por exemplo, há quem organize lanches ou almoços comunitários, entre outras atividades.

Encontre ações de plogging no seu concelho, ou torne-se o primeiro organizador a juntar-se ao movimento nacional. Lembre-se que todos juntos, a caminhar ou a correr podemos ajudar o planeta, recolhendo e reciclando um saquinho de resíduos de cada vez.