Já ouviu falar da Quinta das Águias? Chama-se quinta, mas, na verdade, é um santuário para animais e árvores autóctones nascido de um projeto pessoal do casal Ivone e Joep Ingen Housz. A RECICLA dá-lhe a conhecer este espaço que já esteve abandonado e que, hoje, convida à comunhão com a natureza.

O renascer da Quinta das Águias

Ivone e Joep Ingen Housz viviam na cidade do Porto. Há 19 anos tomaram a decisão de rumar a Paredes de Coura para se reconectarem com a natureza. Foi nesta busca que o casal, acompanhado pelos seus animais de estimação, encontrou um espaço de cinco hectares abandonado há mais de 30 anos. Era a Quinta das Águias. Desbravaram o mato, reabilitaram o edifício já existente e construíram uma nova casa de madeira.

Image
Image

Os seus gatos e cães chamaram outros animais para a quinta e as sementes adormecidas no solo, depois de limpo, começaram a rebentar e a dar origem a novas ervas, árvores e arbustos. A riqueza natural começou a crescer, atraindo muitas espécies de aves e outros pequenos animais do bosque. A biodiversidade transformou esta quinta num verdadeiro santuário para animais e plantas.

Rapidamente a quinta começou também a oferecer proteção a animais resgatados, sobretudo da Associação Animais de Rua. Com efeito, os proprietários acabaram por criar a Associação Quinta das Águias para melhor conseguir ajudar animais em necessidade.

Um santuário para animais na Quinta das Águias

O respeito e as condições de desenvolvimento e reprodução fizeram com que muitas espécies encontrassem aqui um refúgio para viver. Ivone e o Joep foram aprendendo a conviver com estes habitantes da quinta e a adaptar as suas rotinas quotidianas, de forma a respeitar a vida destes seres vivos e da natureza que os acolhe.

“Começamos a viver de forma mais sustentável, aprendemos a adaptar-nos e a fazer escolhas que respeitassem a natureza e as diversas formas de vida”, afirma Ivone.

Hoje em dia, a Quinta das Águias é a casa de mais de 160 animais, entre eles cavalos, ovelhas, gansos, patos, codornizes, pavões, tartarugas e, claro, cães e gatos.

Desde os alimentos que comem à escolha dos produtos que compram, tudo é pensado para ter o menor impacto possível. 

A educação ambiental é o legado da Quinta das Águias

Com o crescimento do número de habitantes, os proprietários perceberam que teriam de abandonar a ideia de um projeto de vida familiar, pois as visitas para conhecer o espaço começavam a ser mais recorrentes.

Assim se explica que a quinta se tenha tornado num projeto educativo que desenvolve as melhores práticas de vida sustentável, ao mesmo tempo que partilha esta experiência com a comunidade.

Existem vários projetos que se ligam e se desenvolvem em torno da Quinta das Águias. Ligados ao município, existem alguns programas e atividades que se desenvolvem ao longo do ano. São disso exemplo o Green Weekend, a Feira Mostra de Produtos Regionais, o Projeto Terra, a Feira da Troca de Sementes, a Horta Biológica do Museu Municipal de Paredes de Coura, ou ainda as visitas pedagógicas das escolas do concelho.

O mais recente projeto é o “Sementes do Futuro”, dedicado à educação e à sustentabilidade ambiental. O objetivo é sensibilizar as crianças para adotarem comportamentos de cidadania e consciencialização com o mundo que as rodeia.

“O nosso sonho é tornar as crianças guardiãs da natureza, bem informadas e proativas em relação ao ambiente e bem-estar animal, reconhecendo sempre o valor e a importância de cada ser vivo”, explica a proprietária.

Entre estes diversos projetos, a Quinta das Águias encontra-se aberta ao público de várias formas. Dinamiza atividades pedagógicas com workshops sobre cozinha sustentável, a apanha da bolota, a debulha do milho e do feijão, incutindo conceitos como a sustentabilidade, o bem-estar animal, a biodiversidade e a alimentação plant based.

“Toda a quinta é em si um projeto educativo com várias frentes de atuação e várias temáticas, passando o nosso dia também por gerir esses diferentes projetos e as atividades a eles associadas”, acrescenta Ivone.

Turismo rural sustentável

Muitos são os curiosos que rumam de diversas regiões do país para conhecer a Quinta das Águias. A pensar em quem vem de longe, Ivone e Joep criaram um espaço de turismo para que as famílias possam passar um fim de semana em comunhão com a natureza e transmitir às crianças valores de preservação e educação ambiental.

Vive-se ao ritmo da natureza e não se utilizam mais recursos além dos estritamente necessários, assim como não se produzem resíduos que não possam ser reciclados. A alimentação é proveniente da agricultura orgânica que aqui se pratica e são apenas servidos pratos de base vegetal. Para obter energia utilizam-se painéis solares.

A Quinta das Águias define-se hoje como um projeto cujo rumo é traçado pela própria natureza. “É a base de uma grande família de pessoas que partilham a visão, os valores e o desejo de viver a sua vida quotidiana em conformidade com a biodiversidade”, conclui Ivone.

Um espaço para conhecer e aprender mais sobre biodiversidade e sustentabilidade, a Quinta das Águias é um lugar a não perder.

Caminho de Moreira 664, Paredes de Coura

info@quintadasaguias.org