No Areias do Seixo a natureza é um hóspede sempre presente. O seu vizinho da frente chama-se Oceano Atlântico e a rua que os separa está coberta de extensas dunas.

É a menos de uma hora de Lisboa, junto à praia de Santa Cruz, que se encontra este oásis sustentável, criado há dez anos por Marta Fonseca e Gonçalo Alves.

O Areias do Seixo vive em total comunhão com a Natureza, o que o torna no ecoturismo indicado para todos aqueles que querem romper com a agitação das grandes cidades. Desenhado para ser um hotel de baixa densidade, é composto por 14 quartos diferentes, tanto na decoração como na tipologia – Gold, Tree, Land, Love –, e por 16 villas, todas com uma cozinha, uma sala de estar com lareira e um terraço, o que as torna num espaço bastante acolhedor para passar um fim semana tranquilo em família. “A decoração dos quartos tem muitas inspirações indianas e marroquinas e vários elementos reciclados, como as cadeiras velhas penduradas nas paredes”.

Logo desde a fase de construção que o projeto tem uma forte política sustentável, e isso é visível nos materiais que foram utilizados: seixo, vidro e madeira foram os escolhidos, por serem característicos da região. A par disso, e para minimizar o impacto ambiental e a pegada ecológica, o hotel “dispõe de um sistema de automação, de gestão de energia, de água e de resíduos, apostando de forma clara na eficiência energética, energias renováveis e aproveitamento dos recursos naturais”, explica a communication manager, Ângela Pereira. Exemplos disso são a piscina exterior, que é aquecida através de painéis solares, ou o facto de os quartos não terem ar condicionado – para os aquecer ou arrefecer recorre-se ao sistema de geotermia, tirando partido da temperatura do interior da Terra.

Claro que a sustentabilidade também tinha de estar presente no conceito do restaurante. Na cozinha compram-se embalagens de grandes dimensões e, sempre que possível, retornáveis. Já os resíduos orgânicos são encaminhados para centros de compostagem, dando origem a um fertilizante natural. Se o tempo assim o permitir, é possível participar na apanha de frutas, de legumes e de ervas aromáticas da horta biológica do hotel: são utilizados depois para confecionar os pratos do restaurante. Todos os outros alimentos provêm de produtores locais.

Durante a sua estadia aproveite para dar um passeio a pé, ou de bicicleta pelas dunas, ou, se preferir algo mais relaxante, desfrute da sauna, do banho turco e das massagens no SPA.

Areias do Seixo
Praceta do Atlântico, Mexilhoeira, Póvoa de Penafirme – Á-Dos-Cunhados
Tel.: 261 936 340, 261 936 355