Há um novo espaço amigo da sustentabilidade em Lisboa. Não é um restaurante nem uma mercearia, é uma mistura dos dois e tem petiscos vegan e ideias para partilhar. A RECICLA foi conhecer o Pistácio Bistrô, em Santos, e dá-lhe boas razões para passar por lá também. Não perca.

Nasceu pela mão de Catarina Gonçalves, criadora do Órtea Vegan Collective, isto é, do coletivo de espaços vegans. Pode descrever-se como um ponto de encontro onde os consumidores se cruzam com produtos de origem vegetal e nacional à mesa, em pratos para partilhar.

Saudável e sustentável

Ao entrar no Pistácio Bristô vai encontrar um ambiente acolhedor e confortável. Este restaurante criado para partilhar refeições, sobretudo petiscos, funciona com respeito pelo ambiente. Desde logo destaca-se a utilização de produtos sazonais, razão pela qual a carta muda gradualmente o que oferece.

Além disso, aqui privilegia-se a reciclagem das embalagens e a redução da produção de resíduos, o que explica, por exemplo, a preferência por guardanapos de pano.

O espaço tem parceria com a Too Good Too Go, de forma a conseguir escoar as refeições que sobram no final do dia. Quando não são encaminhadas desta forma, são “recicladas”, isto é, são reaproveitadas e transformadas em refeições para a equipa.

O Pistácio Bistrô é para vegans e não só

Sim, aqui só se servem pratos à base de plantas, mas, para os interessados em experimentar este mundo vegano, há alternativas ao queijo e ao chouriço que se resumem, segundo os especialistas, numa explosão de sabores.

Juntando as iguarias vegans à cultura do petisco, o Bristô leva-lhe à mesa uma tábua de queijos, de que são exemplo o curado Provençal e o semicurado de tomate picante e cremoso, alho e ervas. Aos queijos juntam-se “as carnes”, como o “chouriço” tradicional de soja, e doce de abóbora caramelizada caseira.

Há ainda que experimentar o pão recheado de fondue com couve romanesca e couve Bruxelas, acompanhado por cogumelos. E, claro, não pode provar estas iguarias sem degustar uma Kombucha artesanal, um refrigerante feito no Bistrô, ou mesmo um gin, biológico e artesanal, de pistácios tostados, hortelã, limão e soda.

Nascido da fusão de ideias entre a mercearia Pistácio e o restaurante Órtea, o Pistácio Bistrô tem como objetivo alargar a alternativa vegan em Lisboa e mostrar que a gastronomia à base de plantas é uma forma de alimentação não só saudável como mais sustentável. Nutritiva e saborosa, esta é uma forma de explorar novos sabores portugueses em combinações que provavelmente nunca imaginou.

É a não perder.

Rua D. Luís I, 19C, em Lisboa

De quarta a sexta, das 18h às 23h, sábados e domingos, das 12h às 23h.