24, Fevereiro 2022
Planeie uma viagem sustentável ao Carnaval de Podence
Se não tinha planos para o fim de semana que se anuncia de festa, sugerimos-lhe que descubra Podence, em Bragança e, claro, que o faça da forma mais sustentável possível. Siga as nossas sugestões sustentáveis e não perca esta oportunidade.
Se não tinha planos para o fim de semana que se anuncia de festa, sugerimos-lhe que descubra Podence, em Bragança e, claro, que o faça da forma mais sustentável possível. Siga as nossas sugestões sustentáveis e não perca esta oportunidade.
Muito se pode dizer sobre o Carnaval, das diferentes festas e tradições que se realizam um pouco por todo o país. Mas é impossível não falar do Entrudo mais antigo e recentemente classificado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O Carnaval de Podence celebra-se na pequena localidade que lhe dá o nome, em Macedo dos Cavaleiros, Bragança. É uma prática social com origem muito remota e que se caracteriza por, durante os dias festivos, personagens vestidas com trajes multicolor e chocalhos à cintura – os Caretos – saírem à rua para dar cor e som à pacifica aldeia. A sua função é “chocalhar” as pessoas, principalmente as mulheres.
As indumentárias que utilizam são rudimentares: as máscaras tanto podem ser de couro, madeira ou latão, pintadas de vermelho e preto. Os fatos são feitos de colcha com franjas, produzidos com lã vermelha, verde e amarela e complementados com o cinto de chocalhos. Como acessórios utilizam também bandoleiras com campainhas e paus compridos, em que se apoiam enquanto correm e saltam pelas ruas.
Planeie uma viagem sustentável até Podence
Para assistir a este Carnaval tradicional prepare uma viagem com baixo impacto ambiental. Aproveite para revisitar as paisagens até ao norte do país e vá de comboio até ao Porto, trocando, depois, para uma viagem de autocarro até Podence.
Onde ficar
Uma vez lá, procure estadia nas Casas de Campo Podence. Este alojamento local encontra-se bem no centro da aldeia e dentro de uma quinta com cerca de 16 hectares. É constituído por pequenas casas, onde, além de descansar da viagem, poderá cozinhar as suas refeições.
Inserido na paisagem campestre, vai poder passear por entre vinhas, castanheiros, gado, hortas e plantações. E, quem se sentir inspirado é sempre bem recebido nos trabalhos agrícolas e nos cuidados com os animais.
Para melhor explorar a aldeia, é também possível alugar bicicletas e pedalar.
Atividades a não perder
É claro que o objetivo é conhecer e viver um pouco o Carnaval da região, mas, uma vez em Podence, aproveite para explorar tudo em redor. A nossa sugestão é que comece mesmo pelo tema que o leva a esta aldeia. Visite o museu Casa do Careto e descubra mais sobre a origem desta festa popular tradicional.
Depois de conhecer a aldeia e as suas tradições, vá até à albufeira do Azibo. Apenas a 10 minutos de distância, a paisagem protegida tem como ex-libris algumas espécies de patos e águias, entre outras aves.
Aqui vai ainda encontrar alguns percursos sinalizados para caminhadas ou passeios de bicicleta, bem como duas praias fluviais, a da Fraga da Pegada, que possui mais bandeiras azuis em toda a Europa, e a da Ribeira, considerada uma das 7 Maravilhas na categoria de Praias de Portugal.
Dos 25 percursos para conhecer, deixamos-lhe duas sugestões para poder explorar pelos seus pés:
Características:
- Tipo de percurso: Circular
- Ponto de partida/fim: Santuário de Santo Ambrósio
- Coordenadas GPS: 41º 31′ 40.28″ N I 6 º 52′ 34.5″ W
- Extensão: 8,5km
- Dificuldade: Média
Características:
- Tipo de percurso: Circular
- Ponto de partida/fim: Mogrão
- Coordenadas GPS: 41º 37′ 44.66″ N I 7 º 1′ 11.7″ W
- Extensão: 2,7km
- Dificuldade: Média
Por Macedo de Cavaleiros tem ainda miradouros e jardins para conhecer e apreciar a paisagem. Se, no entretanto, a barriga começar a dar horas, aproveite para experimentar as iguarias da região, que vão dos enchidos aos vinhos.
Explore Podence, as suas tradições e paisagens envolventes. Viaje de forma sustentável e não deixe nada mais do que pegadas, por onde andar guarde os seus resíduos e mais tarde coloque-os nos respetivos ecopontos. Bom Carnaval.