O Dia dos Namorados está a chegar. Surpreenda a sua cara-metade com uma escapadinha nos arredores de Lisboa. Deixe a calma e a natureza ditarem o ritmo do fim de semana e desfrute de uns dias tranquilos sem ir muito longe. Deixamos-lhe várias ideias que não vai mesmo querer perder.

O São Valentim assinala-se a 14 de fevereiro que, este ano, é uma segunda-feira, mas podemos sempre começar a celebrá-lo mais cedo. Está sem ideias de como assinalar a data? Descubra onde ficar, o que fazer e até onde comer. Sempre de forma sustentável.

Apaixone-se pelo Biovilla

A Biovilla é uma cooperativa para o desenvolvimento sustentável situada em Palmela. Descreve-se como um “espaço de inovação, de experimentação e de união para a sustentabilidade”, onde os hóspedes podem desfrutar de uma experiência de turismo de natureza e relaxar em quartos de onde se ouve o mar e se sente o ar da serra.

Nos 55 hectares da cooperativa podem encontrar-se edifícios construídos em madeira reciclada e painéis solares que aquecem as águas. Os produtos de higiene oferecidos aos hóspedes são totalmente naturais e os pequenos-almoços muito saudáveis.

Biovilla

Image 1 of 3

Atividades a não perder na margem sul do Tejo

Situado em pleno Parque Natural da Arrábida, a partir da Biovilla é possível iniciar trilhos e caminhadas pela serra. Uma vez aqui, aproveitem para explorar o caminho até ao miradouro mais famoso da zona, o do Portinho da Arrábida. Com uma vista panorâmica indescritível sobre o mar e uma rampa onde é possível sentar para tirar fotografias e apreciar a vista, qualquer hora do dia é um bom momento para o conhecer.

celebre o amor na Arrábida
vista da Arrábida

Depois de uma caminhada podem também aproveitar uma aula de Hatha Yoga Flow, uma prática que se foca sobretudo na fluidez das posturas e que ensina a sincronizá-las com a respiração. Outra hipótese para aproveitar a dois são umas sessões de massagens ou um workshop de Eco Terapêutica de imersão na natureza.

Respire amor e natureza no Eco Soul Ericeira

Também junto ao mar, mas na Ericeira, o Eco Soul é uma guest house dedicada a estadias para dois. Os bungalows têm vista para o mar ou para um jardim e em todo o espaço há muita sustentabilidade à mistura.

Aqui utilizam-se energias renováveis, como a biomassa para o aquecimento das águas. A horta é biológica e fornece frutas e legumes para as refeições. Já no jardim há um cantinho dedicado às ervas aromáticas.

Nesta guest house é ainda possível desfrutar de um pequeno-almoço saudável, à carta, com produtos acabados de apanhar e apreciar o pôr do sol no terraço, junto a uma lareira ao ar livre.

Eco Soul Ericeira

Image 4 of 4

Atividades a não perder na Ericeira

Para melhor aproveitar a Ericeira, a primeira reserva mundial de surf na Europa, não deixem de desfrutar das praias e até de experimentar uma aula de surf.

Depois de um passeio pela vila piscatória, rumem a Mafra para conhecer o Jardim do Cerco. Inspirado em Versailles, aqui podem encontrar espelhos de água, árvores únicas, uma horta com plantas utilizadas em produtos medicinais e uma nora centenária.

Mesmo ao lado deste jardim poderão ainda aventurar-se e explorar a Tapada Nacional de Mafra e divertir-se a identificar as mais de 100 espécies que nela habitam.

 Restaurantes a não perder para celebrar o amor

Claro que o ar do mar abre o apetite e como tal, quando a fome se manifestar passe pelo Green is Good, um restaurante aliado à sustentabilidade que já aqui lhe demos a conhecer.  

Uma vez na Ericeira, pode ainda experimentar uma refeição saudável e com produtos da época no Tiki Healthy Food Cave. Aqui além de tostas, smoothies e bowls, vai encontrar refeições com ingredientes da época e provenientes de produtores nacionais.

Inspirado na cultura polinésia e nos deuses Tiki, os móveis e os diversos objetos decorativos são baseados nestas divindades que representam força, bravura e sabedoria.

Se leu este artigo até ao fim, talvez esteja com vontade de assinar a nossa Newsletter e não perder nada no mundo da sustentabilidade e da reciclagem.