Ainda sem planos para as férias de verão? Procura uma experiência sustentável ou diferente dos hotéis habituais? Porque não um parque de campismo? Não precisa de tenda nem de dormir no chão para uma experiência sustentável. Espreite estas sugestões para toda a família ou amigos e viva uns dias em plena harmonia com a natureza. É a não perder.

aqui lhe deixamos algumas ideias mais inovadoras para experimentar no verão. São diferentes do comum, mas sempre de olho nas preocupações ambientais. E, agora, que tal alargar o leque de opções?

Há novos locais mais sustentáveis a não perder!

Salema Eco Camping

Se para si verão rima com descer para o Algarve deixamos-lhe uma razão para parar ligeiramente antes: a Costa Vicentina. Com mais de 100 quilómetros de paisagem natural protegida, há muito para explorar por aqui. Para que possa demorar-se a conhecer esta região, experimente uma estadia no Salema Eco Camping. Este espaço está empenhado em melhorar a sua pegada ecológica e, por isso, tem vindo a adotar diversas medidas para neste verão poder gabar-se de ser a primeira unidade hoteleira da região do Algarve com o certificado de neutralidade de carbono.

Os hóspedes têm a oportunidade de escolher acampar, fazer glamping, ficar num estúdio, num apartamento ou numa casa. Os cuidados com o ambiente passam pela poupança de água, através dos filtros nos pontos de água, pelo aquecimento deste recurso para banhos, através da energia solar, da venda de produtos biológicos e locais na Eco Store, a loja de conveniência do recinto, e pelos cuidados no restaurante Nazari, que procura atingir o desperdício zero. Para ocupar os dias em contacto com a natureza há surf, passeios a cavalo, à vinha, de bicicleta, workshops, caminhadas, mergulho, entre várias outras atividades. Não tem prancha nem bicicleta? Pode alugar no recinto e experimentar todas as opções.

Salema Eco Camping parque de campismo

Bubulcus & Bolotas

O Bubulcus & Bolotas é o sonho tornado realidade de dois amantes da natureza, a Tânia, que é bióloga, e o Waldemar, que é engenheiro florestal. “O nosso sonho era criar um espaço onde a natureza e a tranquilidade pudessem ser verdadeiramente experienciados”, descrevem. É nesta base que surge o parque de campismo em regime extensivo, isto é, que oferece a cada hóspede uma área envolvente de privacidade, um pouco como acontece nos Estados Unidos. O montado de azinho e esteval de 7,5 hectares pode ser encontrado perto do Vimeiro, em Arraiolos, no Alentejo. Aqui os hóspedes podem optar por um dos 20 espaços para campismo ou pela casa de férias. Para explorar a natureza, há percursos de bicicleta ou para fazer a pé, assim como sugestões para conhecer a cultura e tradição locais.

Bubulcus & Bolotas parque de campismo

Mas o que faz deste espaço uma reserva verdadeiramente ecológica? Aqui tudo foi construído do zero, por isso, todos os pormenores foram tidos em conta para causar o menor impacto possível. A eletricidade é gerada por painéis fotovoltaicos, a iluminação é LED e o elevado isolamento térmico dos alojamentos permite arrefecer os espaços no verão com uma baixa pegada de carbono. A água é aquecida com painéis solares, chega por uma fonte subterrânea, sendo apenas extraída a quantidade necessária para o número de hóspedes. Todas as ações contam para poupar água, desde sistemas de descarga dupla nos autoclismos, aos chuveiros economizadores, passando pelo reaproveitamento das águas cinzentas para rega. A reciclagem e o cuidado com os resíduos são outro fator muito importante, por isso, há ecopontos para separar todas as embalagens. Também o impacto sobre o solo é minimizado. As construções assentam em pilares para não danificar o terreno e os espaços de acampamento são utilizados em sistema de rotação, para que a vegetação possa recuperar.

Bubulcus & Bolotas parque de campismo

Se estiver a pensar passar férias numa caravana, não se esqueça do ambiente e espreite estas dicas para levar a sustentabilidade consigo. Quer rume para norte ou para sul, seja sobre rodas ou junto às estrelas, sempre que utilizar embalagens, não se esqueça de as depositar no ecoponto certo.