Se está a pensar em fazer um passeio de barco para ver os golfinhos do Sado, agora é a altura ideal. Mas existem regras às quais deve estar atento, para não perturbar estes animais que tanto encanto trazem às nossas águas. Fique a par das regras da “casa” dos golfinhos.

Avistar golfinhos é uma atividade muito gira para fazer em família, num passeio romântico ou mesmo com amigos e esta é a altura do ano em que mais pessoas rumam ao Sado para o fazer.

A pensar nisso, a empresa Troia-Natura, juntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tem em curso uma campanha de sensibilização, para que todos saibam como proceder quando quiserem ir visitar estes animais que pertencem à família dos cetáceos.

Porque é preciso cumprir regras?

No estuário do Sado existem cerca de 30 golfinhos roazes. Esta é uma das poucas espécies que residem em zonas estuarinas, o que a torna única em Portugal e rara na Europa. As regras estabelecidas para visitar os golfinhos têm em vista não apenas a segurança de todos, como também a proteção e a manutenção da espécie no nosso país.

A navegação descuidada pode impedir o descanso, a alimentação, a reprodução, a sua socialização e até mesmo a comunicação entre golfinhos. Além disso, existem períodos em que estes cetáceos são mais vulneráveis do que outros e como tal, a nossa aproximação e os nossos comportamentos perto deles podem alterar os seus comportamentos.

Quais as regras para visitar os golfinhos?

Para os tripulantes e condutores:

  • Não faça ruídos ou sons para atrair os golfinhos ou mesmo para os afastar.
  • Não ofereça comida.
  • Os golfinhos podem até aproximar-se, mas não tente tocar-lhes.
  • É também proibido nadar com os golfinhos.

Para condutores das embarcações:

  • É proibido perseguir golfinhos.
  • Não é permitido estar mais de meia hora junto de um grupo destes animais.
  • Se vir que há mais do que três embarcações junto de um grupo de golfinhos, não avance e aguarde que um barco se afaste para se aproximar.
  • Não exceda a proximidade dos 30 metros dos golfinhos, deixe que sejam eles a aproximar-se, se assim o entenderem.
  • Caso a sua embarcação acompanhe o percurso de um grupo de golfinhos, não os ultrapasse, mantenha-se atrás deles e confirme que estes mantêm um campo de visão de 180 graus.

Aprecie o passeio, cumpra as regras e respeite os golfinhos.