“Era uma vez uma embalagem de cartão e o simpático boião”. Esta frase diz-lhe alguma coisa? Começava assim uma das campanhas da Sociedade Ponto Verde (SPV) em 2007. No ano seguinte, as crianças voltam a entrar em cena, desta vez com um pedido: “pões esta garrafa no ecoponto verde, pões? Vá lá”. E como todas as histórias merecem um final feliz, nesse mesmo ano, outra campanha deixava um agradecimento: “Obrigada por reciclar”.

E porque voltamos atrás no tempo agora? É que a SPV está a comemorar 25 anos e assinala a data recordando como as histórias das suas campanhas sobre a reciclagem têm vindo a mudar hábitos e consciências dos portugueses no caminho da sustentabilidade.

No segundo episódio da série “Campanhas que mudaram Portugal”, desenvolvida pela Empower Brands Community, recuamos, assim, a 2007 e 2008, anos em que as crianças colocaram a reciclagem em ação e que a SPV se juntou à Associação Laço. Depois do lançamento do primeiro episódio sobre o chimpanzé Gervásio, foi a vez de visitar os estúdios de três icónicas campanhas.

Do palco do teatro da escola para as televisões de casa dos portugueses, meninas e meninos vestiam fatos de embalagens e contavam a história de como cartão, plástico e vidro renasciam noutros objetos depois de serem colocados para reciclagem. No ano seguinte a campanha “os pedinchões” colocava crianças a pedirem “por favor” aos adultos para colocarem as suas embalagens nos ecopontos.

Mantendo o tom positivo, a SPV deu voz a portuguesas conhecidas que agradeciam o gesto da separação das embalagens que, simultaneamente, ajudavam a criar novas unidades móveis de rastreio do cancro da mama.

Conheça aqui os bastidores destas campanhas e acompanhe as personagens nesta viagem de recordações: