A contagem decrescente para o Natal já começou. Além das luzes e decorações tão típicas desta altura do ano, em dezembro, chegam também os mercados de Natal. Ideal para divertir os mais pequenos com atividades na rua e perfeito para compras mais artesanais e amigas do ambiente. Preparado para saber onde encontrar os diferentes mercados de Natal? Tome nota, são a não perder!

Os Mercados de Natal espalham magia no Norte

Braga recebe pelo segundo ano consecutivo um Mercado de Natal, entre os dias 1 e 24 de dezembro. A Praça Conde Agrolongo vai encher-se de espírito natalício com artesãos, artistas, livreiros e produtores locais a expor o que de melhor as suas artes lhes permitem. Para aquecer o estômago da brisa fresca que se faz sentir, há doçaria, bebidas quentes, biscoitos, chocolate, mel, frutos secos e outros produtos agroalimentares para experimentar.

Os Jardins do Palácio de Cristal acolhem o Mercado de Natal do Porto, desde 1 de dezembro até dia 23. Por estes dias, a Avenida das Tílias enche-se de animação e de barraquinhas de produtores e fabricantes, maioritariamente de empresas sediadas nos concelhos do Porto, que vendem produtos associados à quadra natalícia. Aqui podem encontrar-se doces, compotas, mel, frutos secos, entre outros produtos alimentares semelhantes. No que ao artesanato diz respeito, há produtos tradicionais e regionais, decorações de Natal, presépios, livros, joalharia, arranjos florais e até brinquedos.

O Natal chega a Perlim a 25 de novembro. Em Santa Maria da Feira há um parque temático totalmente dedicado ao Natal. Instalado na Quinta do Castelo, este espaço é habitado por Perlim e Pim Pim, os duendes gémeos que deram nome ao parque e que hoje envolvem os visitantes em histórias e fantasias que ultrapassam a temática natalícia e tocam miúdos e graúdos com temas como a preservação da natureza.

No centro de Portugal há castelos e castelos de Natal

Em Montemor o Velho, por esta altura do ano, o Castelo da Vila ganha um encanto ainda mais mágico. De 1 a 31 de dezembro, apresentam-se espetáculos únicos, exposições, a casa do Pai Natal, um carrossel para as crianças e, claro, uma área de venda de produtos tradicionais e artesanais para quem não dispensa lembranças típicas desta época.

A já famosa Vila Natal de Óbidos não podia escapar à tradição. Até 31 de dezembro, crianças e adultos podem visitar a vila que por esta altura se cobre de decorações e espírito natalício. Este ano estão preparadas 410 apresentações, espetáculos teatrais, com artes circenses, comédia e sensibilização ambiental, bem como concertos especiais.


Mercados de Natal em Lisboa

Nesta altura do ano, Alenquer transforma-se na “vila presépio”, assim conhecida pelo seu presépio gigante com figuras a atingir os seis metros de altura, na colina da vila desde 1968. O Parque Temático de Natal, no Parque Urbano da Romeira, conta com espetáculos de circo e de teatro, a Praça do Pai Natal, uma exposição de presépios, um presépio motorizado, um carrossel e outras atividades para crianças. Nesta festa de Natal não falta também o esperado Mercado de Natal, bem como workshops para aprender a fazer embrulhos mais ecológicos.

Já no centro de Lisboa, a Praça do Rossio marca o ritmo do espírito natalício com o Rossio Christmas Market, até 24 de dezembro. É nas casinhas de madeira, iluminadas e decoradas a rigor que se guardam o artesanato e os sabores mais típicos da época. Esta iniciativa surge com o intuito de dar destaque e relevância àquilo que é o comércio tradicional e de proximidade.

Ainda em Lisboa, o Wonderland, no Parque Eduardo VII, abre as portas à magia desta época do ano até 1 de janeiro. Com diversas atividades e barraquinhas de venda, a organização do evento contou à RECICLA todas as preocupações ambientais consideradas. Veja aqui o vídeo.

Porquê fazer compras em Mercados de Natal?

Se está sem ideias de lembranças para oferecer neste Natal, opte por adquirir produtos artesanais neste tipo de iniciativas. Ao comprar nos mercados de Natal, está a contribuir para a dinamização dos negócios locais e artesanais, a adquirir produtos de proximidade e da época, fatores que em muito contribuem para a sustentabilidade do planeta.

Tomou nota de onde ir passear e viver o espírito de Natal? Leve os mais novos a divertirem-se, aproveite e explore os produtos artesanais portugueses. Se procura mais ideias para tornar esta quadra mais amiga do ambiente, inspire-se aqui.