Vai passar o fim de semana fora e escolheu Guimarães, Porto, Coimbra, Évora ou Faro para passear? A RECICLA deixa-lhe algumas sugestões de como tornar as suas viagens mais ecológicas. Já conhece o grupo Stay Hotels? Propomos-lhe que fique (stay, em inglês) e saiba mais sobre esta cadeia hoteleira e como fazer viagens e escolhas mais sustentáveis.

Em trabalho ou em lazer, seja em direção ao norte, ao centro ou ao sul, há várias formas de tornar a sua ida mais sustentável. Conheça alguns passos indispensáveis.

Deslocação mais amiga do ambiente

Sabia que pode visitar Guimarães, Porto, Coimbra, Évora ou Faro de comboio? Todas estas cidades têm ligação ferroviária com Lisboa e perto de cada uma das estações existe um Stay Hotel onde pode ficar alojado.

O comboio é o meio de transporte coletivo mais ecológico que pode escolher e para o provar a CP – Comboios de Portugal fez as contas à quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitido numa viagem entre a Gare do Oriente, em Lisboa, e a estação de Campanhã, no Porto.

De carro, cumprindo os limites de velocidade, cada pessoa poderia emitir 38,47 kg de CO2. Já de Alfa Pendular, onde podem seguir cerca de 300 passageiros, a quantidade de CO2 emitida por pessoa, por viagem, é de apenas 7,05 kg.

Se uma destas cidades for o destino escolhido, opte por ir de comboio. É mais ecológico, pode desfrutar da paisagem, ver um filme ou descansar.

Estadia com reciclagem e menos pegada ambiental

Os Stay Hotels estão sempre localizados a poucos metros dos transportes públicos, precisamente com o intuito de promover uma deslocação mais ecológica.

O grupo hoteleiro preocupa-se em manter boas práticas ambientais através de várias outras iniciativas, como a preservação de recursos naturais, a poupança de água e de energia, a redução do desperdício e a promoção da reciclagem junto dos hóspedes e dos colaboradores.

A separação das embalagens é levada a sério pelo grupo e graças a este gesto, só em 2021, nos vários Stay Hotels foi evitada a emissão de 251,81kg de CO2 para a atmosfera. Esta conquista foi premiada pela Sociedade Ponto Verde, que atribuiu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação “Menos Pegada, Mais Futuro”.

Outras iniciativas que o grupo tem vindo a adotar passam pela substituição dos sacos de plástico por sacos biodegradáveis à base de fécula de batata e pela recolha de rolhas de cortiça para o projeto de reciclagem Green Cork, da Quercus.

Além da reciclagem, nos Stay Hotels dá-se uso ao R de Reduzir e por isso, no buffet de pequeno-almoço trocaram-se as compotas de dose individual por embalagens de grande formato. Já os iogurtes passam a estar disponíveis em embalagens de vidro, mais facilmente recicláveis do que as embalagens anteriormente utilizadas.

Turismo com sustentabilidade

Portugal tem muito para visitar e conhecer. Por isso, se vai passar um fim de semana a uma destas cidades, aproveite a oportunidade para passear. Explore a região através de passeios pedestres ou de atividades mais amigas do ambiente.

Em Guimarães, viaje até à serra da Penha de teleférico; no Porto, experimente dar uma volta pela cidade de bicicleta ou trotinete elétrica; e, em Coimbra, passeie a pé pelas ruas. Se estiver por Évora, deixe que os seus pés o guiem até ao Templo de Diana ou à Capela dos Ossos. Já em Faro, aproveite o sol de inverno para conhecer o Parque Natural da Ria Formosa.

Pratique um turismo mais sustentável e siga estas dicas para reduzir a sua pegada carbónica ao mínimo. 

Seja para um fim de semana a passear ou por uns dias de férias, viaje de forma mais sustentável: siga estas e outras sugestões da RECICLA para melhorar a sua pegada ambiental.

Créditos de imagem: Stay Hotels