O maior evento dedicado à natureza está de volta a Sagres. Repleto de atividades, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza vai decorrer entre os dias 1 e 5 de outubro e as inscrições já estão abertas. Sem motivos para ir? A RECICLA revela-lhe o programa e mostra-lhe como este será um evento a não perder.

Um festival sobre aves valerá a pena?

Mais do que observação de aves, o programa deste festival está repleto de atividades sobre natureza que vão do nascer do dia até ser noite cerrada. No total, conta com mais de 230 iniciativas a acontecer um pouco por toda a península de Sagres.

Sabia que as baleias têm o seu papel na regulação do clima? E sabe como é a dieta das aves de rapina? Dedicado a crianças e adultos, aqui poderá descobrir inúmeras curiosidades sobre a natureza.

O tema do festival, nesta edição, é o alcatraz, uma das aves que pode ser vista às centenas a passar ao largo do Cabo de São Vicente. Esta espécie caracteriza-se pelas asas brancas e compridas e um bico pontiagudo. Uma das suas facetas mais interessantes é conseguir mergulhar até 40 metros de profundidade para apanhar o peixe de que se alimenta.

Esta é já a 13.ª edição deste evento que convida curiosos e amantes da biodiversidade a rumar a Sagres para observar o fenómeno da migração das aves. É que nesta altura do ano são milhares as espécies que atravessam o Algarve rumo aos territórios onde vão passar o inverno.

Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza

As principais novidades deste ano são os passeios noturnos a pé, e os diurnos de bicicleta na Rota Vicentina. Mas, há muito para fazer entre as 7 da manhã e as 11 da noite nestes dias.

Em que atividades se pode participar

Ao entrar no site do festival poderá encontrar a agenda para cada dia e inscrever-se nas atividades que mais lhe interessam.

Há programas para adultos, para crianças e em muitos deles para toda a família. Observar aves marinhas, baleias, golfinhos e passeios de caiaque são apenas alguns exemplos do que o festival promete para estes dias.

Todas as manhãs, a partir das 7 horas há caminhadas para observar as aves ao raiar do dia. Já depois do sol se pôr há também atividades como passeios noturnos para observar animais noctívagos e borboletas ou tertúlias sobre fotografia da vida selvagem.

Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza

Será que debaixo de água reina mesmo o silêncio? A resposta é não e poderá perceber o porquê numa das atividades deste festival. “Ouvindo debaixo d’água” é uma saída de campo para conhecer melhor a paisagem acústica marinha. Através de um hidrofone os participantes poderão perceber como os peixes e invertebrados produzem sons para comunicar

E as grutas de Sagres conhece? Num passeio pelas praias da Figueira, das Furnas, do Zavial, da Ingrina e do Barranco fique a conhecer os recantos mais secretos do Barlavento Algarvio.

Mais direcionado às crianças há atividades como “à descoberta do Plâncton”, para os mais pequenos recolherem e observarem o que são o fitoplâncton (microalgas) e o zooplâncton (larvas de peixes e crustáceos). Ou ainda arregaçar as calças e observar de perto os seres que habitam nos fundos das ribeiras do Algarve, os chamados macroinvertebrados bentónicos, que vão desde larvas de insetos a pequenos crustáceos.

Outras atividades para fazer em família passam por uma caminhada para ver as pegadas de Dinossauro gravadas nas rochas, num passeio guiado, uma limpeza de praia ou mesmo um workshop para aprender a fazer lanches saudáveis.

São cinco dias a não perder, repletos de atividades de natureza e educação ambiental que convidam também os participantes a conhecer Parque Natural do Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina.

Créditos imagem de destaque: Beatriz Pinho