Amigos das flores, amantes de jardinagem e curiosos de passagem: Lisboa volta a abrir os portões que escondem os seus jardins mais secretos. O festival Jardins Abertos despede-se de 2021 neste fim de semana, onde visitas guiadas, workshops e exposições não vão faltar. Não perca, há atividades de manhã à noite e para dentro e fora de casa. Contamos-lhe tudo.

Acha que conhece bem os recantos de Lisboa? Já ouviu falar do British Cemetery ou do Parque Botânico do Monteiro-Mor? Se estes nomes não lhe são familiares venha conhecer estes pequenos paraísos dentro da cidade.

Para quem gosta de aproveitar bem o fim de semana, há atividades a começar logo às dez da manhã, mas não se assuste, há outras tantas a decorrer depois do meio dia.

Sábado

Para a primeira atividade pode calçar as luvas e colocar todas as suas skills de jardinagem à prova para participar na iniciativa Varandas Verdes. Este projeto é um plano coletivo de criar mais áreas jardinadas na cidade e só este ano já fez nascer quatro jardins verticais. A ideia é que até ao final do festival sejam implementados mais quatro.

Destinada a toda a família há também uma atividade para descobrir como era feita a tinta na Era pré-industrial e uma viagem pela Quinta Pedagógica dos Olivais para conhecer as diferentes espécies de árvores. Exposições e visitas guiadas são outras propostas para quem se quer juntar ao festival. Pelo caminho, a Casa da Semente, um estúdio para a educação e desenvolvimento para as artes, pode convencê-lo a adotar uma planta. É uma questão de passar por lá ao fim da tarde.

O pôr do sol é no Jardim da Estrela e até lá chegar tome atenção aos expositores de anúncios publicitários espalhados pela cidade, é que neles pode estar a exposição “Á descoberta de 10 curiosidades botânicas sobre Frutas e Legumes”.

Domingo

Mas o festival não seria o mesmo se não abrisse as portas e permitisse explorar alguns jardins privados, por isso, no domingo, o Tropicalixboa vai receber visitas. Onde fica e a quem pertence? Esse será sempre o mistério. Se quiser ir espreitá-lo fique atento às redes sociais do festival para se poder inscrever.

Para terminar em beleza esta edição de 2021, ao longo do dia de domingo vai estar a decorrer na Praça do Príncipe Real um mercado ao ar livre. A ideia é organizar o mercado mais verde da cidade, não só por ser a cor das plantas, mas também pela sua ligação à sustentabilidade.

Aqui haverá espaço para marcas e criadores promoverem ideias sustentáveis e mais “naturais” para as nossas casas, assim como produtos que têm tanto de verde e natural como de sustentável. É a não perder.