Do exterior é impossível imaginar o trabalho em nome do ambiente realizado por este novo hotel localizado em Águeda. Mas, na verdade, é na fachada que tudo começa…

Do exterior percebe-se que o In Gold Hotel & Spa, em Águeda, se preocupa com o ambiente. A sua fachada principal é preenchida por 120 painéis fotovoltaicos, que aproveitam o sol para gerar energia e reduzir a fatura de eletricidade e as emissões de gases nocivos para a atmosfera. Por sua vez, a fachada que abrange as áreas do restaurante e da sala de eventos é bioclimática, aproveitando o calor do sol quando o tempo está mais frio e dissipando o calor nos dias mais quentes. O sistema aumenta o conforto térmico no interior, já que o ar se renova e a climatização é mais natural, reduzindo-se o uso do ar condicionado.

O hotel construiu-se numa região hidrotermal, onde há águas “a cerca de 26 graus”, explica o administrador, Manuel Moutinho. Como emana calor do solo, mesmo no inverno, incluiu-se um sistema geotérmico nas fundações para o aproveitar, através de uma bomba de calor. A água do hotel é aquecida por geotermia e pela ação de 24 painéis solares térmicos colocados na cobertura. Para a água da piscina panorâmica se manter a 30 graus, utiliza-se parte da energia produzida por esses painéis. Nos dias menos quentes, complementa-se com uma bomba de calor ou caldeiras de gás natural. As fontes de energia “limpas”, solar e geotérmica, reduziram para “metade” os gastos com eletricidade e gás da unidade.

Nos quartos, o ar condicionado desliga-se quando se abrem as janelas. Está também disponível uma “máquina re-circuladora” de ar para cada grupo de 12 quartos. O ar quente, que sai de cada quarto, passa por alhetas de alumínio, boas condutoras de calor, e acontece uma “permuta de calor com o ar que entra”, aquecendo-o. Ventila-se assim o quarto sem ser preciso recorrer tanto ao ar condicionado para atingir a temperatura favorável. As amenities são “bio” e usam-se dispensadores nos chuveiros. A água dos chuveiros é filtrada e reutilizada nos autoclismos.

Igualmente importantes para poupar energia são os sensores de movimento nos corredores e as lâmpadas, quase todas Led. Os sistemas de renovação de ar desligam-se à hora determinada. As caixilharias de corte térmico melhoram o isolamento e a eficiência energética, tal como os vidros com películas de proteção solar. Estas barreiras à radiação UV diminuem o calor latente e atenuam o envelhecimento dos materiais.

No restaurante, servem-se sobretudo vinhos da região. Os hortícolas e os doces são comprados a produtores locais, tal como o leitão, nas carnes. Prepara-se um jardim com prado natural da Serra do Caramulo e árvores de fruto endógenas, como a laranjeira, limoeiro, oliveira, framboeseira e as plantas do mirtilo. As aromáticas abastecem a cozinha e utilizam-se em chás. E a água para regar o jardim vem de uma nascente que existe na propriedade. O hotel, inaugurado em outubro de 2018, dispõe de 83 quartos, que aliam modernidade e conforto, além de restaurante, bar, piscina interior e Spa.

In Gold Hotel & Spa
Rua Manuel Sousa Carneiro, 25, Águeda. Tel. 234690170