Fãs da primavera e das flores: calcem as luvas e coloquem as ferramentas de jardinagem à mão. Nos próximos dois fins de semana do mês há Festival Jardins Abertos, em Lisboa. A 7.ª edição começa já amanhã, dia 22, é totalmente gratuita e tem programação para dentro e fora de casa, desde o amanhecer até à noitinha.

Aquilo que começou por ser uma visita guiada em 2017, com apenas 80 participantes, rapidamente ganhou fãs, tendo chegado no ano passado aos 20 mil interessados. É assim este festival, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, que consiste essencialmente em visitas a jardins únicos na cidade, envolvendo também atividades de jardinagem. A sustentabilidade e a consciencialização ambiental são dois dos pilares fundamentais do evento, que tem por objetivo estimular a relação com a natureza em contexto urbano.

As grandes novidades desta edição são, para quem optar pela experiência fora de casa, o Jardim da Procuradoria-Geral da República e o Claustro do Convento de Chelas. Quem não tiver a oportunidade de estar presente pode acompanhar à distância. Aos sábados, há oficinas e visitas virtuais e também acesso a conteúdo exclusivo, de que é exemplo o Jardim da Residência da Embaixadora de Espanha em Portugal. 

No Festival Jardins Abertos, além das visitas a espaços públicos e privados e de percursos guiados, há duas exposições e duas oficinas para toda a família.

Em ambos os fins de semana, vai estar exposta, por Lisboa, uma coleção fotográfica de dez espécies diferentes de frutas e legumes. Vai ser igualmente possível assistir ao filme da exposição “Sons e matérias da paisagem”, uma experiência interativa ao som das aves e das paisagens do Tejo.

As oficinas vão abordar dois temas. No primeiro fim de semana, a proposta é aprender técnicas para multiplicar plantas e no segundo o convite é para saber como plantar e cuidar de plantas aromáticas.

Mas há mais. Esta edição conta ainda com duas visitas mistério a jardins secretos, dois jardins privados no centro de Lisboa que serão dados a conhecer pelos proprietários em moradas que não serão reveladas. Para saber mais sobre estas atividades terá de acompanhar as redes sociais do festival: www.facebook.com/jardinsabertos/  e www.instagram.com/jardinsabertos/ .

Não perca!