O objetivo “Desperdício Zero” é cada vez mais levado à letra pela equipa do LOCO Restaurante, liderada por Alexandre Silva. As “espinhas e as vísceras servem para preparar garum e molho de peixe, intensificadores de sabor que vão fazer com que os nossos pratos ganhem outro volume” – explica o chefe.

Recentemente, o chefe Alexandre Silva veio a público denunciar a pesca ilegal de sardinha e os negócios associados: “Em 2018 apreenderam 13 toneladas de sardinha por pesca ilegal. Gostava de saber o que fizeram a estas sardinhas. Destruíram? Serviram para alimentar pessoas? Alguma empresa com acordo com o estado as levou a custo zero? Cozinheiros de Portugal, este ano, vamos não comprar sardinhas para os nossos restaurantes? Já o fiz o ano passado. Não basta falar em Sustentabilidade, temos de assumir o que falamos!” O ADN LOCO, tão particular e diferenciador desde o arranque do projeto, mantém-se, e traduz-se num trabalho sempre em torno da valorização dos produtos (e numa estreita ligação com os pequenos produtores portugueses) e da consonância com a Natureza.

Inaugurado em dezembro de 2015, o LOCO não foi, não é e nunca será consensual. Se, no início, grande parte dos que se sentavam nos 18 lugares do restaurante o fazia pela curiosidade de uma experiência gastronómica única e irrepetível, com alguns devaneios cénicos, hoje, já não há engano: quem vai ao LOCO quer mais, muito mais… e, a verdade, é que tem! Os prémios internacionais, como os nacionais, o restaurante ganhou o Garfo de Platina em 2018, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, ajudam a confirmar a tese.

Entre as novidades evolutivas estão fermentações de alho e curas, como por exemplo, as ovas de peixe, com ou sem fumo, que depois chegam à mesa em parte dos 18 momentos do menu LOCO, mas também com a introdução de uma proposta de bebidas que inclui cervejas artesanais e licores de ervas, e um “pairing” não alcoólico, com sumos naturais fermentados e kombucha. No mesmo contexto, parece ser quase natural que o mundo dos queijos se atravessasse nesta aventura e chegue ao menu de sobremesas.

LOCO Restaurante
Rua dos Navegantes 53 B, Lisboa
Tel. 213 951 861