Vegans, curiosos e interessados em experimentar: chegou a Sintra um mercado sustentável e amigo dos animais. O Sintra Vegan Market vai estrear-se no domingo, dia 29, onde normalmente se realiza o mercado tradicional. Conta com diversos pontos de venda e atividades. Quer cativar todos os gostos e trazer à discussão temas como a ética animal e a sustentabilidade. Passe por lá.

O evento foi criado por Yolanda Santos e Elena Irlanda. Como o próprio nome diz é um mercado vegano que se vai instalar onde por norma decorre o mercado convencional de Sintra, na Estefânia. “A ideia é trazer a Sintra não só a oferta de marcas e produtos de origem vegetal e que não contribuem para a crueldade dos animais, mas também a possibilidade de começarmos a dialogar mais sobre ética animal e sustentabilidade do planeta”, começa por explicar Yolanda Santos.

No Sintra Vegan Market vai poder encontrar um pouco de tudo, desde produtos com sabores substitutos à carne, peixe e lacticínios, a doces típicos portugueses que não contêm qualquer tipo de produto proveniente de animais.

Mais do que comida vegana, este evento tem muitos produtos para experimentar.

Mas não só de comida vive este evento e, por isso, haverá bancas de roupa, de cosmética e produtos de beleza. “As pessoas vão ficar espantadas com a incrível e imensa quantidade de opções veganas que há no mercado”, comenta Yolanda Santos.

Se passar pelo Sintra Vegan Market vai também poder participar em workshops de termacultura, isto é, uma forma de agricultura natural e sustentável; ficar a saber quais as plantas comestíveis e até aprender a fazer leite e queijo de origem vegetal. 

Mais do que dar a conhecer o que é uma escolha vegan, neste evento, a sustentabilidade não vai faltar. “Não podemos falar sobre veganismo sem falar sobre sustentabilidade e alterações climáticas, porque estão interligados”, refere a organizadora.

A reciclagem não fica de fora. Além de um workshop sobre os 5 R’s, em todas as bancas e ao longo do recinto, haverá espaços para a separação das embalagens e membros do staff a ajudar na tarefa de as colocar no sítio certo.

Se ainda tem dúvidas se este é o mercado certo para si, Yolanda Santos esclarece: “Este evento não é para vegans, é um evento vegano para toda a comunidade”. Venha aprender mais sobre o veganismo e sustentabilidade neste mercado a não perder.