Na Nazaré há um novo espaço amigo do ambiente e totalmente dedicado à sustentabilidade. É da marca Mercedes-Benz e permite tirar inspiração para uma vida ambientalmente mais consciente. A RECICLA não resistiu e foi espreitar o novo EQ Lounge da marca automóvel alemã.

Não é um hotel, não é um restaurante, é um lounge!

Sendo a Nazaré uma vila piscatória que nos últimos anos tem ganhado notoriedade pelo surf e pelas grandes ondas, o espaço situado junto ao porto de pesca abre as portas ao convívio e a quem quiser participar em debates, pequenos eventos e conversas. É um lugar multifuncional com lugar para temas que vão desde a reutilização de baterias elétricas, à proteção dos oceanos, passando pela economia circular e pela aposta na formação da comunidade para o desenvolvimento sustentável.

Reciclagem, reutilização e recuperação dos materiais

Este novo espaço da Mercedes não foi construído de raiz. Situado num edifício do início do século passado, o EQ Lounge surge da recuperação de diversos recursos, muitos deles provenientes da comunidade piscatória. As paredes, os bancos de suporte, as mesas, as cadeiras, portas, portadas e janelas são de madeira, uma parte reaproveitada de barcos antigos e outra proveniente de plantações de florestas sustentáveis.

A cortiça é outro material aqui utilizado, que permitiu a criação de painéis no interior, de revestimentos e isolamentos do edifício e a construção dos jardins verticais. Das rolhas de garrafas recolhidas dos restaurantes da região veio também a cortiça que agora dá lugar aos suportes de pranchas de surf.

No novo EQ Lounge há janelas, portas e portadas reaproveitadas de casas antigas, uma escadaria que pertencia a uma fábrica abandonada da região e mais de 200 quilos de cabos de cordas de pesca reutilizados na decoração, de que são exemplo as letras da parede do jardim.

Na fachada, a madeira que vemos a revestir o espaço exterior é reaproveitada dos incêndios do Pinhal de Leiria, de 2017. Para a parte superior, onde se encontra o nome da marca, foram utilizados destroços de navios que estavam no porto de abrigo.  Já o material que separa o jardim do exterior do Lounge são sulipas antigas da linha de comboio da Linha do Oeste.

Outras preocupações com a sustentabilidade

Não só pela reciclagem e reaproveitamento de materiais se caracteriza este EQ Lounge. O espaço vai mais longe na atenção dada à sustentabilidade… toda a componente energética privilegia a utilização de energias renováveis. O que é que isto quer dizer? Em termos práticos, no espaço da marca automóvel alemã as águas quentes utilizadas para duches e limpezas são obtidas a partir de painéis fotovoltaicos. O aquecimento do espaço é garantido por uma salamandra e a água para rega é reaproveitada da chuva.

Em breve, o EQ Longe será ainda capaz de fazer a reciclagem das águas cinzentas, isto é, das águas utilizadas no edifício.

Como não podia deixar de ser, o Mercedes EQ Lounge tem também quatro postos de carregamento para automóveis elétricos. Totalmente focado na sustentabilidade e com uma forte ligação ao oceano, o novo Mercedes EQ Longe está aberto ao público e é um local a não perder.

Porto da Nazaré, Nazaré.