O Oceanário de Lisboa ganhou um novo espaço onde entra não só a sustentabilidade como também boas refeições. O #SeaTheFuture abre portas a todos os visitantes e a quem estiver por perto e prefira uma refeição mais consciente e saudável. A RECICLA foi espreitar o restaurante, que, tal como o oceanário, se preocupa com a preservação do ambiente. 

Está aberto todos os dias entre as dez da manhã e as sete da tarde. Tem como pilares fundamentais três elementos da natureza – ar, terra e água, e procura ser não só um espaço onde culmina a viagem ao oceanário, como também um local onde é possível apreciar uma boa refeição que assenta na sustentabilidade e na redução da pegada ecológica.

Comer com a sustentabilidade à mesa

O espaço onde antes se encontrava apenas a loja do oceanário deu lugar a balcões corridos, pequenos fogões elétricos, frigideiras, legumes, mesas e cadeiras.

Restaurante #SeaTheFuture

Image 5 of 5

No #SeaTheFuture, a sustentabilidade senta-se à mesa com os clientes. Os produtos são maioritariamente orgânicos e sazonais. Chegam aqui pela mão de produtores conhecidos e de empresas locais.

A Chef do restaurante, Bianca Henriques, assegura que aqui “o desperdício é praticamente nulo”. “Nós procuramos reutilizar tudo o que se possa considerar desperdício alimentar através do reaproveitamento de produtos de curta validade”, acrescenta.

O que se come aqui

Com uma forte aposta na componente vegana e sem glúten, os produtos são confecionados ao vapor. Há alguns pratos de carne para quem não resiste a esta proteína, mas ao mesmo tempo quer começar a experimentar coisas novas. Há também saladas, sanduiches, tostas, sumos naturais e sobremesas.

Se optar pelo “brunch all day”, que, como o nome diz, está disponível a qualquer hora, vai encontrar opções como torradas com manteiga, abacate ou cogumelos, granola e papas de aveia. Se escolher refeições de almoço, tem hambúrgueres de carne ou de vegetais, sanduiches, saladas e bowls.

Restaurante #SeaTheFuture

Image 1 of 3

Não se preocupe com os mais novos: aqui há um menu a pensar neles, com panquecas, sopa e panadinhos.

Para acompanhar a refeição, além de smoothies e sumos naturais, há vinhos de pequenos produtores locais independentes, ou cerveja, que é produzida por uma fundação que doa todos os seus lucros para projetos de preservação dos oceanos.

Não termine a refeição sem antes experimentar uma sobremesa. Há crumble de maçã, bolo de cenoura ou mousse de chocolate. Café aqui também não falta e, como não podia deixar de ser, é de produção orgânica, moído em pequenas quantidades e no dia.

O #SeaTheFuture procura ser o mais sustentável possível através das opções gastronómicas que oferece, contribuindo para uma mudança de mentalidades no que diz respeito ao consumo alimentar. 

Cais Português 22, Lisboa

T. 218 917 000