Já há Estrelas Michelin Verdes e o restaurante da Herdade do Esporão é um dos primeiros estabelecimentos portugueses a receber esta distinção. O que é preciso para receber este reconhecimento e o que torna este restaurante mais amigo do ambiente? A RECICLA foi saber a resposta a estas perguntas.

O Guia Michelin, considerado um manual de referência da restauração mundial, todos os anos avalia diversos estabelecimentos para aferir se cumprem os critérios que conduzem às tão famosas e ambicionadas estrelas.

Na edição de 2022, mais do que distinguir os restaurantes pelos critérios habituais – qualidade dos produtos, sabores, criatividade, relação qualidade-preço – o guia quis premiar os espaços pelo seu compromisso com a sustentabilidade. E uma das duas estrelas verdes atribuídas em Portugal recompensou o restaurante da Herdade do Esporão, do chef Carlos Teixeira.

Esporão

Image 2 of 2

No Esporão há práticas amigas do ambiente

Situado em Reguengos de Monsaraz, em pleno montado, este restaurante vive em plena comunhão com a natureza.

O interior é iluminado pela luz natural que entra pelas grandes janelas da sala e a esplanada oferece aos visitantes um maior contacto com a natureza, graças à vista e localização, perto da vinha.

A natureza é, aliás, de onde vêm todos os produtos que o chef coloca à mesa. O Esporão prima pela sazonalidade e proximidade das matérias-primas. Quer no que diz respeito à decoração e à arquitetura do espaço, que recorreu aos materiais locais e à autenticidade da região, quer no que toca aos pratos.

Os produtos aqui apresentados, além de portugueses, dão primazia ao que é alentejano. Mais do que utilizar hortícolas de produtores locais, o restaurante recorre à extensa horta que existe na herdade, à carne proveniente de produção animal própria e aos frutos silvestres recolhidos na sua área de floresta protegida.

Esporão restaurante com estrela Michelin verde
Restaurante da Herdade do Esporão

“Cozinhamos e trabalhamos à base de produtos sazonais, na sua maioria alentejanos, da nossa horta ou produzidos na própria quinta (borregos, porcos, uvas, azeitonas, etc.). Um objetivo? Autossuficiência energética através das energias e fontes renováveis”, refere o chef.

Além de apostar na sazonalidade e proximidade dos produtos, o restaurante Esporão diz não aos plásticos de uso único e a outros materiais não recicláveis. A separação de embalagens é, claro, uma ação recorrente, assim como a das sobras, pois, na cozinha de Carlos Teixeira, o desperdício zero é uma prática importante. As refeições são confecionadas para que pouco ou nada sobre e quando há sobras há também um destino para elas: a compostagem.

O que torna este restaurante digno de uma Estrela Michelin Verde?

A Estrela Michelin Verde destina-se a premiar espaços que mostram o seu firme compromisso com a sustentabilidade e reconhece os restaurantes que se esforçam por inovar e apresentar iniciativas que protejam o ambiente.

Esporão restaurante com estrela Michelin verde
Restaurante da Herdade do Esporão

“Esta distinção é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos. É com muito orgulho que recebemos o prémio, pois vem confirmar aquilo em que acreditamos cada vez mais: que os produtos que nos rodeiam não são uma limitação, mas sim o que nos inspira”, conclui o chef Carlos Teixeira.

Esta é uma ideia sustentável a não perder!

Apartado 31, 7200-999, Reguengos de Monsaraz

T: 266 509 280