Há quantos anos existe o plástico? Qual a sua história e como foi a sua evolução na vida quotidiana? Imprescindível para uns, apenas letal para outros, o MAAT apresenta “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, uma nova exposição que revela como este material tem tanto de sedutor como de perigoso e que propõe uma reflexão sobre como devemos lidar com ele no futuro. É a não perder.

Esta não é uma exposição anti plásticos, nem pretende apenas mostrar a facilidade e praticidade que este trouxe à vida quotidiana. Em “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, os visitantes vão poder encontrar três núcleos sobre a origem, a evolução e o possível futuro deste material.

Plástico exposição
Crédito de imagem: Joana Linda

“O plástico chegou para transformar as nossas vidas diárias como nenhum outro material conseguiu. Originalmente associado a conveniência, progresso e até revolução, nos dias de hoje, perdeu o interesse utópico. Está em todo o lado, mas o que chama mais a atenção é o desperdício associado, um fator-chave na crise ambiental global”, comenta a curadora convidada, Annina Koivu.

Plástico exposição

A exposição tem início numa instalação videográfica sobre a relação geológica entre o plástico e a natureza. O Segundo núcleo propõe aos visitantes percorrer a história do plástico. Aqui conhecem-se os componentes naturais e como se chegou à sua produção sintética. A narrativa prossegue pelo crescimento da indústria petroquímica e culmina na crescente preocupação ambiental que hoje vivenciamos.

Plástico exposição

A última parte desta exposição debruça-se sobre os principais esforços para repensar o plástico, reduzir a sua produção e consumo, bem como procurar alternativas e promover a sua reutilização.  

Plástico exposição
Conjunto de máquinas de reciclagem de plástico em pequena escala

Curioso? Inaugurada esta semana, “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo” estará disponível ao público até 28 de agosto, todos os dias, exceto às terças-feiras, no MAAT, em Lisboa.