A Sociedade Ponto Verde acaba de lançar, no Dia Internacional da Reciclagem, uma nova iniciativa: um prémio que não vai querer perder. Com o objetivo de incentivar todos os portugueses a pôr mãos à obra e a abraçar projetos que promovem a reciclagem de embalagens nas comunidades, a ação “Junta-te ao Gervásio” tem prémios para oferecer às ideias mais bem conseguidas. Contamos-lhe tudo aqui.

Tudo o que precisa de saber para se candidatar ao prémio “Junta-te ao Gervásio”

Quem de pode candidatar?

Sejam iniciativas de um grupo de jovens ou de escuteiros, de uma junta de freguesia ou associação, de uma empresa ou cooperativa, os projetos são todos bem-vindos.

Que tipo de projetos podem entrar no concurso?

Para participar é preciso ter uma iniciativa realizada até 31 de julho de 2022 (data limite para candidaturas).

prémio junta-te ao Gervásio

Os projetos em concurso têm de:

  • Facilitar ou promover a separação de embalagens,
  • Contribuir para potenciar a economia circular e ser viável de ser aplicada e replicada noutras comunidades.

Quais são os critérios de avaliação?

O júri vai ter em consideração a inovação do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental e confirmar que promove a prática da reciclagem de embalagens.

Estão em jogo três categorias, sendo que será escolhido um ranking correspondente a cada uma delas. Assim, em “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar e 9 menções honrosas. Já para quem participa enquanto “Entidades de Proximidade” como associações ou grupos e “Cidadania Social”, está previsto um top 3, com prémios monetários até 5000€.

Se tem uma ideia que está a pôr o seu bairro, prédio ou comunidade a reciclar mais em prol de um ambiente mais sustentável, candidate-se aqui.