O Radar da Reciclagem da Sociedade Ponto Verde (SPV) tem boas notícias: durante o último ano, os portugueses estão a mudar o seu comportamento de consumo. É verdade que passaram a produzir mais resíduos em casa, mas também estão preocupados em acompanhar esse aumento com a reciclagem.

Durante o mês de fevereiro foi realizado um inquérito pela SPV e pela Marktest, que revelou que 46.4% dos inquiridos afirmam ter reciclado mais durante o ano que passou, mas 44.6% referiu também ter aumentado a quantidade de resíduos.

Foram auscultados portugueses de quatro gerações distintas, desde os 15 aos 65 anos. Numa análise por faixa etária, todos referiram que reciclam mais resíduos, ainda assim, o segmento mais velho, que abrange as idades dos 55 aos 64 anos, não confirma essa propensão.

A CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais refere que “A SPV procurou conhecer o impacto que a pandemia teve nos comportamentos de reciclagem dos portugueses. E percebemos que, por vários motivos, estão a produzir mais resíduos em casa, mas estão também a acompanhar essa produção com altos níveis de reciclagem”.

Quanto aos motivos que levam os portugueses aos ecopontos: 52.2% confessa o aumento da quantidade de resíduos produzidos como a principal justificação, 40.6% refere ter maior disponibilidade para separar o lixo e, 37% manifesta ter maior consciência ambiental.

Relativamente ao tipo de resíduos mais produzidos em casa, cerca de 58% declara ter maior volume de pacotes de leite e sumos. 44.4% aponta para o aumento das embalagens de vidro e 36.3% para o cartão, sobretudo associado ao crescimento das compras online.

E em relação aos resíduos associados à proteção contra a Covid-19, será que os portugueses sabem onde os depositar?

O Radar da Reciclagem questionou-os e a maioria afirma não ter dúvidas!

Quanto às máscaras de proteção, 74% dos participantes não hesita em depositar no sítio certo, o lixo indiferenciado. O mesmo para as toalhitas desinfetantes, 76% sabe que devem ter o mesmo fim que as máscaras. Ainda assim, as luvas descartáveis geraram dúvidas entre os participantes tendo quase 22% indicado depositar no ecoponto amarelo e 11.3% confessado desconhecer onde depositar corretamente…

Ficou com dúvidas sobre onde deve depositar os resíduos de proteção associados à Covid-19? Saiba aqui o que fazer com eles.

Faça parte da solução, recicle sempre.