Com o sol a espreitar durante mais horas e a temperatura amena, a vontade de sair de casa e passear aumenta. Seja mais a Norte, no Centro ou no Sul, não perca a oportunidade de colocar a mochila às costas e os pés ao caminho por um destes parques ou jardins.

Passear pela Serra da Penha 

A Serra da Penha, em Guimarães, é um convite para um dia calmo e em harmonia com a natureza. Os seus 60 hectares de paisagem proporcionam caminhadas tranquilas por entre as zonas verdes protegidas, as grutas, as ermidas e os miradouros.  Aproveite o dia em família ou com amigos para um passeio de bicicleta, uma viagem de teleférico e para estar ao ar livre. 

Relaxar nos Jardins do Palácio de Cristal

Considerado um verdadeiro oásis no centro da cidade do Porto, é possível perder-se pelos Jardins do Palácio de Cristal durante algumas horas. Na zona mais alta consegue avistar o rio, o mar e até parte da cidade. Entre árvores, espaços ao sol e à sombra, as aves sobrevoam o jardim, podendo facilmente observar diversas espécies, incluindo patos e gansos. 

Conhecer a Quinta das Lágrimas 

Coimbra é cidade dos estudantes, mas noutros tempos foi ainda palco do histórico romance de D. Pedro e D. Inês de Castro. Conta a lenda que foi na Quinta das Lágrimas que Inês chorou pela última vez, antes de ser assassinada e que das suas lágrimas brotou uma fonte. Nos dias de hoje, a fonte mantém-se intacta e a Quinta transformou-se num verdadeiro museu vegetal, com árvores que impressionam pelo porte que atingiram e pela avançada idade. Deixe-se perder pelos recantos e contornos deste trágico, mas romântico parque.

Descansar no Parque D. Carlos

Quer esteja à procura de um espaço para um picnic, de um jardim para passar tempo e ler um livro, ou para levar as crianças a andar de bicicleta ou de baloiço, nas Caldas da Rainha, o Parque D. Carlos I pode ser o sítio que procura. Situado no centro da cidade, o seu lago e os possantes plátanos marcam o ritmo da tranquilidade. Os cisnes, os pombos e os pardais são os habitantes que não podiam faltar.

Visitar a Tapada de Mafra

Para miúdos e graúdos a primavera vive-se na Tapada de Mafra. É por esta altura que se começam a avistar veados e outros animais que aqui habitam todo o ano. Ideal para prolongar a visita durante todo o dia, traga uma merenda e usufrua da zona de refeições, fique a saber mais sobre aves de rapina, sobre abelhas ou parta à descoberta da mata a bordo de um carro elétrico, com ou sem guia.

Tapada de Mafra

Passear pela Serra da Arrábida

Com vontade de colocar a mochila às costas e partir à descoberta? O Parque Natural da Arrábida é um dos destinos de natureza mais completos para visitar. Com trilhos para percorrer, enseadas e praias para dar um passeio à beira-mar, pontos de interesse para conhecer, aqui não vão faltar. 

Explorar o Alqueva

O Alqueva é talvez um dos recantos mais famosos do Alentejo. A 50 quilómetros de Évora, a região do maior lago artificial de toda a Europa Ocidental redefiniu por completo a sua paisagem, ecossistema e rotinas. Uma vez por aqui, dê um saltinho a uma das praias fluviais, experimente uma das várias atividades náuticas e passe também pelo Cromeleque do Xarez, pela Anta Grande do Olival da Pega e pelo Menir da Rocha dos Namorados, numa verdadeira viagem à Idade da Pedra.

Seja para uma tarde ao ar livre, um dia de passeio ou um fim de semana a explorar o país, divirta-se em família ou entre amigos em contacto com a natureza.