Está prestes a começar o CineEco, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Este é o único festival de cinema em Portugal, dedicado exclusivamente à temática ambiental e que decorre de 5 a 13 de outubro, em Seia, na Casa Municipal da Cultura. Dos 300 filmes de todos os cantos do mundo que concorreram para participar, foram selecionados 65, de 27 países. Venha conhecê-los, são grátis e a não perder.

O CineEco é um dos festivais mais antigos do mundo. Acontece ininterruptamente e de forma gratuita desde 1995. Procura cativar o público e sensibilizá-lo, através da sétima arte, da sua história e estética. Este festival caracteriza-se pelas alternativas cinematografias pouco conhecidas em relação ao mercado tradicional, atraindo não apenas público adulto como crianças e jovens.

Um festival de filmes sobre ambiente

Nesta 29ª edição do CineEco, os temas presentes nos filmes a exibir são um convite à reflexão para a mudança comportamental no que ao ambiente diz respeito.

Por esta razão, o destaque dos temas vai para a resistência de pequenas comunidades frente a tragédias ambientais, os direitos dos povos indígenas, a relação entre famílias, género e meio ambiente; a relação entre migrações e ambiente, a luta das populações pela preservação de rios e recursos hídricos e ainda os impactos e consequências dos incêndios em Portugal.

Filmes no CineEco

Entre os 10 filmes que se encontram na Competição Internacional de Longas-Metragens destacam-se Club Zero e Lakota Nation vs. United States. O primeiro integra a competição oficial do Festival de Cannes 2023, retratando a história de uma professora que altera por completo os hábitos alimentares dos alunos de um colégio privado.

Lakota Nation vs. United States é um documentário sobre a violência cometida contra indígenas nos Estados Unidos, numa narrativa que mostra como a sua terra sagrada foi tomada à força pelo governo norte-americano apesar da existência de tratados.

Em destaque nas longas-metragens em Língua Portuguesa é possível assistir também à estreia nacional de A Invenção do Outro, de Bruno Jorge. Este documentário é um dos últimos registos em vida do investigador e ativista britânico Dom Phillips e retrata o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia. Nesta longa destaca-se, entre os protagonistas, o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração mineira ilegal, em junho de 2022.

O filme Rejeito, de Pedro de Philippis, é outro documentário a que vale a pena assistir. Foca o crime ambiental cometido pela empresa Vale do Rio Doce na região de Brumadinho, no Brasil, após a rutura de uma barragem de rejeito, isto é, um reservatório destinado a reter resíduos sólidos e água resultantes de processos de extração de minérios e que causou dezenas de mortes, não tendo ainda o caso sido levado à justiça.

Dedicado ao público infantil, O Segredo de Perlimps, do brasileiro Alê Abreu, retrata dois guerreiros de reinos rivais que partilham a missão de salvar a floresta mágica da ameaça das máquinas mortíferas. Para o conseguirem terão de ultrapassar as suas diferenças e encontrar os Perlimps, as criaturas mágicas e misteriosas que se escondem nas profundezas da floresta.

A festa do cinema e da educação ambiental

Para miúdos e graúdos, famílias ou grupos de amigos, o CineEco é um festival completo que alarga o panorama cinematográfico e abre espaço à educação ambiental bem como ao despertar para uma maior consciência ecológica.

Além dos filmes em exibição, será possível participar em conversas com realizadores, ações de educação ambiental e ainda duas exposições. Uma dedicada tanto a crianças como adultos que tem como base um jogo para ensinar a prevenir incêndios. A segunda reúne diversos materiais associados a cinco filmes sobre o território. Esta última mostra foi criada em especial para Seia, numa produção conjunta entre o CineEco, o Município de Seia e o projeto FILMar da Cinemateca Portuguesa.

A curadoria do CineEco 2023 é assumida pelos programadores: Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves. O festival conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas e com o apoio financeiro da DGArtes.

Aproveite o fim de semana prolongado para um passeio cultural pela Serra da Estrela. Uma vez por esta região do país, espreite estas sugestões mais amigas do ambiente sobre onde ficar e que outras atividades fazer. Pode ainda espreitar esta sugestão para um passeio pela natureza. 

Mantenha-se a par de todas as novidades mais ecológicas com a RECICLA, assine a nossa newsletter semanal.