Entre os dias 20 e 23 de outubro calce os ténis e faça parte da corrida virtual World Youth Day Global Race (WYD Global Race), promovida pela Jornada Mundial da Juventude. Não tem hora nem local de início, apenas um intervalo de dias em que pode participar. A partir da porta da sua casa ou no seu jardim preferido, participe nesta iniciativa que terá também um âmbito mais ecológico. É a não perder!

Como participar na corrida

Para aderir a esta iniciativa, tem de se inscrever no site oficial ou utilizar a aplicação desenvolvida para o evento. Para a sua participação ser contabilizada é ainda necessário pagar um valor simbólico de quatro euros.

Os participantes poderão escolher a distância que pretendem percorrer, entre os dois, os cinco ou os dez quilómetros. Há espaço para todos, incluindo para quem tem mobilidade reduzida.

A aplicação, desenvolvida pela Move Sports, dispõe de um sistema de georreferenciação, o que permite registar o tempo e a distância percorrida. Conta ainda com um pódio virtual, para que possam ser vistas as classificações finais de todos os participantes de qualquer parte do mundo.

corrida JMJ

A partir do último dia do evento, um pouco por todo o país, haverá corridas, organizadas por cada diocese a pensar em quem prefere cumprir o desafio em conjunto com outros participantes.

Ligação à sustentabilidade

O propósito desta iniciativa é ajudar a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 a compensar a sua pegada carbónica. O dinheiro angariado com as inscrições será canalizado para a plantação de árvores, no âmbito de parcerias com as empresas Arouca Geoparque e Global Tree Initiative.

Corrida dois em um

Esta edição da WYD Global Race vai contar também com a opção de plogging. Trata-se de uma caminhada de olho atento para a recolha de resíduos que se encontrem espalhados pelo percurso. Assim, além de praticar exercício físico, contribui ativamente para um ambiente mais limpo e saudável.

Para participar, basta selecionar esta opção aquando da inscrição. Esta atividade é para todas as idades, pois não implica correr, apenas uma roupa e sapatos confortáveis. A Sociedade Ponto Verde associa-se a esta iniciativa e contribui com o envio de kits de plogging, que contêm sacos para separação dos resíduos, para cada Comité Organizador Diocesano.

Não fique fora deste evento, participe, corra ou caminhe por si e pelo ambiente!