Quando pensa em fazer uma pequena viagem, provavelmente não lhe ocorreria rumar à vila de Penela, em Coimbra. Pense duas vezes porque esta localidade tem tanto de natural e artesanal para lhe oferecer que quando chegar já não vai querer voltar. Para o ajudar, selecionamos quatro coisas que vai querer explorar em Penela. Tome nota do que não vai querer perder!

Locais imperdíveis para passear

Penela não é uma vila muito extensa, porém, tem muito para visitar. O verde das serras, as suas árvores seculares, a diversidade da sua fauna e flora são verdadeiros cartões de boas-vindas.

Miradouros

Chanca – para além da paisagem, aqui pode espreitar as Ruínas Romanas e o Castelo do Germanelo.

Santa Maria – neste miradouro pode observar a vila de uma outra perspetiva e ainda encontrar um relógio de sol.

Vista sobre a vila de Penela

Fauna e Passeios

Seguindo a pé ou de BTT, são vários os percursos e trilhos disponíveis.

Para BTT, experimente o percurso 1, que lhe dá a conhecer duas Aldeias de Xisto, a de Ferraria de São João e do Cercal.

Se prefere caminhar em vez de pedalar, opte pelo circuito da Cascata da Pedra Ferida até à Louçainha. Vai ver que não se irá arrepender e a vista é fantástica, com diversas quedas de água e lagoas.

Ovelhas, texugos, esquilos ou javalis, poderão fazer parte das surpresas que vai encontrar pelo caminho.

Existe ainda um programa de arborismo e a possibilidade de explorar a gruta Soprador do Carvalho, onde os visitantes passam pela experiência de atravessar o rio subterrâneo que por lá corre.

Praia

Verão que é verão merece sempre uma pausa para um mergulho e Penela tem o sítio ideal para o fazer!  A praia fluvial da Louçainha é considerada por muitos um pequeno paraíso e não é para menos. Situada em plena Serra do Espinhal, aproveita a ribeira da Azenha para criar a represa que faz de piscina. A calma e tranquilidade do espaço deixa qualquer um em paz e harmonia com a natureza.

Praia da Louçainha

Produtos locais

Em Penela, o queijo, o mel, o pão, o azeite e o vinho, são produtos feitos de forma artesanal, onde os costumes dos antepassados passam de geração em geração e deixam chegar aos dias de hoje as receitas e os métodos de produção. Não estranhe, por isso, se existirem além de atividades de provas de vinho, provas de queijo e pão.

Há, pois, vários bons motivos para visitar Penela. Desfrute da natureza, mas respeite o ambiente. Se levar farnel já sabe: as embalagens vão para os ecopontos. Este verão, onde quer que esteja, recicle sempre.