Quer fazer parte de uma ação de sustentabilidade? Ainda vai a tempo de participar no Plogging Challange Portugal. No sábado, dia 22 de abril, é Dia da Terra e por isso não perca as atividades desportivas e ambientais para todas as idades. Participe!  

O Dia da Terra é uma data assinalada desde 1970. Foi criada com o intuito de alertar para a importância de cuidarmos do planeta e para a necessidade de preservar os seus recursos naturais. Para reforçar o valor que devemos dar ao planeta, neste dia realizam-se diversas iniciativas, entre elas, o Plogging Challange Portugal.

O que é o plogging?

O plogging é a ação de apanhar resíduos nas ruas, jardins ou praias enquanto se realiza atividade física. Esta iniciativa surgiu na Suécia e o seu nome provem da expressão sueca plocka upp, que significa recolher, e do inglês jogging, que significa correr.

Esta atividade promove o exercício físico, o contacto com a natureza, mas também reforça a consciencialização para a necessidade de descartar devidamente os resíduos, bem como ajuda o ambiente a manter-se limpo.

O que é o Plogging Challange?

O Plogging Challenge Portugal é um evento que tem vindo a acontecer em abril desde 2021. Todos os municípios ou associações são convidados a organizar ações de plogging para que, um pouco por todo o país, os cidadãos possam participar nesta atividade, que implica correr ou caminhar de olhos bem atentos aos resíduos, apanhá-los e colocá-los dentro de um saco para, no fim, os encaminhar para o devido local, seja a reciclagem ou lixo comum.

Como e onde pode participar?

Este ano, há 158 eventos organizados de norte a sul, passando pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Estas atividades são abertas a toda a comunidade pelo que crianças e idosos com boas capacidades de mobilidade são bem-vindos. Tudo o que precisa é de roupa confortável, um par de luvas, sacos do lixo e, claro, vontade de caminhar ou correr com o objetivo de apanhar resíduos.

Confirme aqui os locais e as horas de cada atividade:

Na Madeira, a atividade tem lugar no Funchal, com início às 8:00 e ponto de partida na Praia Formosa, junto aos balneários;

Nos Açores, a caminhada é feita pela praia do Pópulo, a partir das 16:00;

No Norte, há plogging a partir das em 9:00 em Guimarães com o percurso a iniciar-se junto à Decathlon e a terminar com um workshop sobre reciclagem. Em Matosinhos, também às 9:00 horas, a corrida contra os resíduos tem início no Parque das Varas, em Leça da Palmeira e na cidade da Maia, a partir das 9:30, há um percurso circular de quatro quilómetros para recolher resíduos pelos Lugares do Alto Folgosa e São Pedro Fins.

Às 10:00, em Coimbra, a Mata do Choupal recebe outra atividade de plogging.

Na grande Lisboa, em Torres Vedras, a atividade que pretende limpar a cidade começa às 10:00. Em Cascais, os participantes são convidados a recolher lixo na Praia de Carcavelos a partir das 9:00. Em Sintra, há uma caminhada de oito quilómetros, para recolher resíduos a partir das 10:00 e na Amadora a eco caminhada faz-se por Monsanto, a partir das 9:00.

Marvila foi o local escolhido em Lisboa para ser alvo do olho atento dos ploggers.

Na margem sul do Tejo, no Montijo e no Barreiro as caminhadas desportivas e ecológicas realizam-se às 10:30 e 9:00, respetivamente. Em Faro, o plogging faz-se na praia, a partir das 9:00.

A participação é gratuita, mas necessita de inscrições, para fazer parte destas caminhadas pelo ambiente inscreva-se aqui. À exceção dos eventos que acontecem nas praias ou jardins, as atividades referidas têm como ponto de partida as lojas Decathlon, um dos parceiros deste desafio nacional.