O sol de inverno convida a passeios pela natureza e a RECICLA tem a melhor sugestão para um fim de semana sustentável. Vá até Sintra e deixe-se envolver pelo romantismo da vila, pela misticidade da paisagem e da biodiversidade envolvente e ainda pelos monumentos centenários que sobressaem dos pontos mais altos.

E a visita é merecida! Sabe porquê? Porque a Parques de Sintra, a empresa que gere todo este património, foi distinguida como “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, na última edição dos World Travel Awards. E foi a nona vez consecutiva que isso aconteceu, o que não deixa dúvidas de que está a fazer um bom trabalho que deve ser conhecido.

A poucos quilómetros de Lisboa, Sintra revela-se um cantinho verde e cheio de história para descobrir. Já aqui lhe tínhamos deixado algumas sugestões a explorar, mas, desta vez, partilhamos algumas ideias para uma mini viagem ecológica e até uma mão cheia de boas práticas para poder ajudar a conservar a natureza que emoldura esta vila pitoresca.

 E, se quando pensamos em Sintra nos vêm de imediato à memória os seus palácios e castelos, para esta visita sustentável vamos concentrarmo-nos na sua biodiversidade.

Parque de Monserrate, créditos da imagem: PSML/Luís Duarte

A Biodiversidade vive-se em Sintra

Direcionemos então o foco para o Parque Natural Sintra Cascais. Com mais de 14 mil hectares de verde, esta área classificada é muito procurada por turistas, amantes da natureza, desportistas ou apenas curiosos de passagem.

Graças a condições naturais e a alguns fatores de preservação, o parque é habitado por mais de 200 espécies de animais.

Aqui podem encontrar-se:

  • 33 tipos de mamíferos, doninhas, raposas, morcegos e musaranhos, são alguns exemplos;
  • 160 espécies de aves, 23 das quais consideradas ameaçadas em Portugal;
  • 20 répteis diferentes, entre eles, diversos tipos de cobras;
  • 12 tipos de anfíbios, como algumas espécies de sapos;
  • 9 espécies de peixes de água doce;
Parque de Monserrate, créditos da imagem: PSML/Luís Duarte

Porque habitam aqui tantos animais?

A razão pela qual o Parque Natural Sintra Cascais é casa de tantas espécies prende-se com o facto de não existir exploração turística na área, o que permite, por exemplo, que algumas espécies de morcegos aqui permaneçam e se reproduzam. Outra característica passa pelos baixos níveis de poluição dos cursos de água, o que cria condições para a existência de anfíbios e répteis de diferentes espécies.

Preservar depende de todos. Como podemos ajudar?

Parque de Monserrate, créditos da imagem: PSML/Luís Duarte

Todos podemos contribuir para a preservação da biodiversidade dentro e fora dos limites do parque natural. Basta cumprir alguns passos durante a sua visita:

  • Chegue a Sintra de comboio ou de autocarro;
  • Desloque-se a pé entre pontos turísticos ou de transportes públicos, evitando confluência de trânsito e, por consequência, maior libertação de CO2;
  • Durante o passeio e as caminhadas não deixe resíduos no chão e guarde as suas embalagens para mais tarde as colocar num ecoponto;
  • Não apanhe flores ou cogumelos;
  • Não recolha pedras para as aglomerar em pequenos montes, pois prejudica a biodiversidade e pode prejudicar o habitat de diversas espécies de plantas e animais.
  • Siga apenas os trilhos marcados, evite danificar vegetação envolvente, ao criar atalhos;
  • Não faça ruido desnecessário;
Parque de Monserrate, créditos da imagem: PSML/Wilson Pereira

Vá até Sintra, explore a natureza por entre trilhos e caminhos da serra e não perca a oportunidade de pôr em prática estas dicas de turismo sustentável. Pode ser este fim de semana ou em qualquer outro: aliás, é uma boa escapadinha para celebrar o Dia dos Namorados. Ou não fosse Sintra a capital do Romantismo português!