A Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos está de regresso e este ano coloca o foco na circularidade. Com o mote “Comunidades Circulares”, a 9.ª edição deste movimento europeu quer incentivar todos a agirem em conjunto rumo ao desperdício zero. Entre 20 e 28 de novembro, em vários pontos do país, a agenda está repleta de atividades. Conheça aqui as que se realizam perto de si e participe!

Todos os anos no final de novembro, a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos procura juntar organizações não governamentais, escolas, associações, empresas e até autoridades nacionais e regionais um pouco por toda a Europa. O objetivo é que se desenvolvam atividades em torno das temáticas dos três R, do consumo sustentável e da economia circular. Este ano, com o foco na circularidade, há atividades no arquipélago dos Açores, no Norte, no centro e na região de Lisboa. Entre programas dedicados exclusivamente a escolas e outros à sociedade em geral, não perca a oportunidade de participar.

Atividades no Norte

  • Troque a ideia de comprar tudo novo. A Loja das Trocas vai estar aberta à comunidade no Mercado Municipal de Espinho. Neste espaço vai ser possível trocar roupa, calçado, brinquedos, livros, objetos de utilidade doméstica, entre outras coisas, dando-lhes um novo dono, prolongando-lhes o tempo útil de vida.

Mas, primeiro, a loja, criada especialmente para esta iniciativa europeia, está a angariar as peças e objetos que vão estar disponíveis. Como se trata de uma iniciativa que estimula a troca e a obtenção de bens em segunda mão, se tiver uma receção positiva por parte da comunidade, será replicada mais tarde noutras freguesias do concelho.

  • Há um desafio nas redes que lhe pode vir a dar jeito…. Chama-se T-Circular e vai decorrer até 28 de novembro nas redes sociais Facebook e Instagram. O objetivo é consciencializar para hábitos mais sustentáveis no que diz respeito ao vestuário. Assim, os interessados têm de cumprir pelo menos dois dos desafios propostos no regulamento. Espreite!
  • Inclusão e reutilização. O Centro Social de Ermesinde vai promover uma oficina criativa para bordar roupa usada. O objetivo é dotar os participantes de competências sobre bordado livre para poderem dar uma nova vida às suas roupas usadas. O público-alvo são pessoas desempregadas, pois o foco desta atividade é também a inclusão e o empreendedorismo.

Atividades no centro

  • A cidade de Aveiro vai mostrar aos cidadãos quatro formas diferentes de fazer compostagem. Seja para colocar os resíduos na compostagem termofílica, na Takakura, enviá-los para a vermicompostagem, ou para a fermentação Bokashi não se esqueça de levar os seus e aprender mais sobre esta forma de reciclar resíduos orgânicos!
  • Costuma fazer compras em Albergaria-a-Velha? Neste fim de semana dê um salto ao mercado, ajude o comércio local e de caminho habilite-se a ganhar sacos de pano para substituir os habituais de plástico ultraleves. O mercado vai também ser palco de ações de sensibilização para o desperdício alimentar: entretanto, aproveite para ficar a saber mais sobre o tema.
  • Em Vila de Rei, no dia 22 de novembro, a câmara municipal organiza uma visita ao centro de receção e transferência de resíduos para mostrar o percurso que fazem. A ideia é incentivar os munícipes a continuarem a separar as suas embalagens e alertá-los para os impactos ambientais decorrentes da incorreta deposição e do não tratamento.

Atividades na região de Lisboa

  • A Tratolixo tem uma mão cheia de iniciativas, entre elas jogos, para falar e melhor explicar temas relacionados com a reciclagem. O que são os resíduos? Qual o volume da nossa produção de resíduos no dia a dia e sobretudo quais as consequências dessa produção? Estas são algumas perguntas sobre as quais se vai refletir durante esta semana.
  • Uma ação social, mas também ecológica. A SOS Amamentação, uma associação sem fins lucrativos que presta apoio ao aleitamento materno, está a promover durante esta semana uma campanha de recolha de produtos em segunda mão relacionados com a amamentação: é o caso de bombas extratoras de leite, de almofadas e de soutiens de amamentação. Mas também está a recolher produtos nunca usados, mas que possam ter sido comprados em excesso, como os protetores de seios ou discos absorventes. Estes materiais serão depois entregues a famílias carenciadas. A associação tem uma lista de produtos que podem ser doados. Veja o que tem por casa e adira: de uma só vez, evita o desperdício e é solidário.
  • Prepare as luvas e as pernas para a caminhada: durante esta semana, há plogging entre o Parque Ecológico da Várzea e o Parque da Ribeira, na Quinta do Conde. Não sabe o que é plogging? O plogging combina a atividade física com a recolha de lixo durante um trajeto. Neste dia, os participantes vão caminhar e recolher lixo e resíduos que encontrem durante o passeio. Os resíduos devem depois ser separados corretamente, contribuindo assim para sensibilizar e instruir sobre a correta reciclagem de embalagens.

Açores

  • Na ilha de S. Miguel, mais precisamente no Ecoparque I da Ribeira Grande vai realizar-se um workshop sobre o projeto SO Musami, o substrato orgânico para aplicação na produção de frutas, hortícolas e flores desenvolvido pela responsável pelas operações municipais do ambiente. Esta atividade vai ainda dar a conhecer aos participantes o percurso dos resíduos geridos por aquela entidade, desde a recolha à valorização.
  • Já em Ponta Delgada, vai decorrer uma ação de sensibilização para promover a vermicompostagem.  De que falamos? Da utilização de minhocas para, de uma forma natural, decompor a matéria orgânica que produzimos. Afinal, uma minhoca consome diariamente o equivalente ao seu peso. Tudo isto acontece nos minhocários, pequenos sistemas domésticos compostos por um conjunto de três caixas onde podem ser depositados resíduos como vegetais, cascas de fruta, papel e cartão, mas não sobras de alimentos de origem animal. O resultado é uma mistura fertilizante. Esta ação nos Açores ensina precisamente a utilizar este modelo de compostagem caseira.

Envolva-se nas atividades da sua localidade e participe. Ajude o planeta enquanto se diverte com amigos ou familiares.