22, Novembro 2019
Vá pelos seus pés e passeie à beira Tejo
O rio Tejo tem muitos encantos e é agradável em qualquer altura do ano. No outono também. Por isso, deixamos cinco sugestões de passeios que acompanham a linha de água. Para fazer a pé ou de bicicleta.
O rio Tejo tem muitos encantos e é agradável em qualquer altura do ano. No outono também. Por isso, deixamos cinco sugestões de passeios que acompanham a linha de água. Para fazer a pé ou de bicicleta.
- Caminho pedonal ribeirinho (de Alhandra a Vila Franca de Xira): Por entre as paisagens urbanas e campestres, há um novo caminho para descobrir. Estende-se ao longo de três quilómetros, desde a Casa Museu Dr. Sousa Martins (Alhandra) até às imediações da antiga fábrica de descasque de arroz (Vila Franca de Xira) e oferece-lhe várias atividades que pode fazer numa tarde de outono. Se preferir um passeio mais familiar opte por uma caminhada ou um piquenique. Caso queira praticar exercício físico, este espaço também é indicado para si: pedale na ciclovia ou faça jogging.

- Parques Ribeirinhos (Póvoa S. Iria e Forte da Casa): São dois parques que se interligam através de trilhos pedonais e cicláveis. Tanto o Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria como o Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo possuem uma área desportiva, composta por um ginásio ao ar livre e uma zona para praticar vólei. Se for amante de desportos radicais, o primeiro ainda lhe oferece um espaço dedicado à prática de skate. E porque o exercício físico abre o apetite, passe na cafetaria para acabar o final de tarde. Além disso, em ambos os parques, existe um espaço dedicado às crianças.

- Parque das Nações: A zona da “Expo 98” transformou-se, com o passar dos anos, num espaço de lazer muito agradável para fazer caminhadas, em grupo ou a solo. O percurso que lhe sugerimos é o seguinte: estacione o carro perto do Casino de Lisboa e avance para oeste pela margem do rio Tejo. Passe por locais como o Pavilhão do Conhecimento e o Centro de Ciência Viva. Visite-os e siga caminho até à famosa cascata artificial do Parque das Nações. Continue a caminhar em direção ao Oceanário, passando por vários parques, e chegue à última paragem: a Torre Vasco da Gama. Desfrute desta sugestão de passeio pedestre numa manhã fresca de outono.

- Ribeira das Naus: O espaço que outrora serviu para construir naus para os Descobrimentos pode agora ser desfrutado por toda a gente. Requalificada em 2013, a Ribeira das Naus conta com um jardim, um corredor pedonal junto ao rio e ainda um quiosque, com espreguiçadeiras para aproveitar os dias amenos do outono. Com ou sem companhia, de bicicleta ou a pé, fica o convite para um passeio ao final da tarde nesta zona que liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré, sempre com o rio ao lado.

- Belém: Acordar cedo e sair da cama nas manhãs frias de outono custa sempre, mas acredite que uma corrida ao ar livre ao longo margens do rio Tejo faz valer a pena o esforço. Do Cais do Sodré até Belém, são cerca de sete quilómetros. Se estiver disposto a um desafio mais “a sério”, pode juntar-se aos Belém Runners, o grupo de corredores associado ao clube Os Belenenses. Se preferir correr com calma, aproveite para ver a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

Ficou com vontade? Se sim, meta pernas a caminho e aproveite o que o Tejo tem de melhor para oferecer.