Conhece o movimento “Hora do Planeta”? Esta iniciativa acontece em cerca de 190 países, todos os anos. É já amanhã, 23 de março. Em Lisboa, há ainda um arraial cheio de atividades para assinalar o dia! Saiba como participar.

O que é a Hora do Planeta e como surgiu?

Nasceu em 2007 em Sidney, na Austrália, numa ação de manifestação e combate às alterações climáticas. Esta iniciativa da Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) World Wide Found for Nature, conhecida pela sigla WWF, começou quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora.

Desde então, no dia 23 de março, todos os anos e um pouco por todo o mundo, esta ONGA incentiva a população e as empresas a dedicarem 60 minutos ao planeta.

A Hora do Planeta em Lisboa e para crianças

Este ano, a ANP/WWF, a equipa portuguesa desta ONGA, em colaboração com a autarquia de Lisboa, vai realizar um arraial no Mercado de Alvalade. As atividades para toda a família têm início às 15 horas. Por esta hora, adultos e crianças poderão ajudar a finalizar o mural criado pelos artistas Edis One e Pariz sobre a exploração exaustiva dos recursos.

A tarde é repleta de oficinas dedicadas ao ambiente e à educação ambiental, onde será possível:

  • Colocar a imaginação à prova, transformando embalagens usadas em arte;
  • Construir ninhos e bebedouros para pássaros;
  • Participar num “Showcooking Sustentável”, com a chef Francisca Gusmão, que irá ensinar a inovar com ingredientes locais e técnicas amigas do ambiente;
  • Aprender a semear e cuidar de uma planta; 
  • Aprender técnicas de agricultura biológica;

Entre as atividades programadas, haverá ainda um espetáculo de dança, às 17:30, uma sessão de Yoga, às 18:15 e o concerto de Selma Uamusse, às 20:00.

Às 20:30, dá-se início à Hora do Planeta, com o famoso “Apagão” simbólico.

É mesmo a não perder! A entrada é livre e sujeita à lotação do local. O programa de atividades pode ser consultado aqui.

 Aproveite o fim de semana em família e com atividades em torno do ambiente, vá até ao Mercado de Alvalade e participe. Caso não possa estar presente, não deixe de fazer parte do “apagão” e dedique uma hora ao planeta. Veja ainda estas sugestões para um dia a dia mais ecológico.