As novas regras de combate à pandemia de Covid-19 determinam que fiquemos em casa e que ponhamos de lado os planos para passeios. Mas, isso não significa que não se aproveite para conhecer um pouco mais sobre os monumentos portugueses. Afinal, há visitas virtuais que podem ser um interessante ponto de partida para mais tarde ir até lá. Faça clique connosco!

Torre de Belém
Comecemos por aquele que atrai mais curiosos e que é considerado o ex-libris da cidade de Lisboa, a Torre de Belém. É Património Mundial da UNESCO, uma das 7 Maravilhas de Portugal e pode agora ser visitado online, sendo possível aceder a sete espaços diferentes, como os terraços, a capela ou o baluarte.

Mosteiro dos Jerónimos
É também um dos mais procurados na capital. Demorou quase um século a ser construído, mas a obra final é hoje reconhecida pela UNESCO. Para saber mais sobre o monumento, pode fazer uma visita virtual a espaços como os túmulos, os claustros, a capela-mor e a Igreja, aceder a cinco exposições e a inúmeras fotografias.

Palácio das Necessidades
O Palácio das Necessidades é não só um monumento histórico, pois foi o único palácio em Lisboa que resistiu ao terramoto de 1755, como também um espaço atual, na medida em que alberga o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Pode ser visitado a partir de casa, através de fotografias que se desdobram em pormenores, para que não perca nada da visita.

Palácio Nacional de Queluz
A poucos minutos de Lisboa, o Palácio de Queluz é um dos monumentos mais notáveis da arquitetura neoclássica e do estilo rococó. Foi construído inicialmente como residência de verão dos monarcas, razão pela qual a maior parte das divisões está ligada aos jardins. É possível conhecer o palácio através de uma visita guiada virtual pelas diversas divisões e que chama a atenção para alguns detalhes ou histórias de cada uma.  

Convento de Mafra
Com quase 1200 divisões e mais de 4700 portas e janelas, o Convento de Mafra assume-se como o mais importante monumento barroco português. Ocupa uma área de aproximadamente quatro hectares e é composto pelo palácio, pela basílica, pelo convento, pelo jardim do Cerco e pela Tapada. É possível explora-lo virtualmente, com passagem por várias salas do palácio, pela biblioteca e pela basílica. 

Siga as recomendações de saúde e segurança. Mantenha-se em casa e aproveite o conforto do sofá para explorar estes monumentos.