Nem tudo o que parece é. E, no que toca à reciclagem, existem vários objetos que utilizamos no dia a dia que, na verdade, apesar de serem feitos de plástico, não vão para o ecoponto. Do que falamos, afinal? Neste artigo vai ficar a saber três coisas que são feitas de plástico, mas não podem ser descartadas no ecoponto amarelo.

Canetas

A sua caneta já não tem tinta nem forma de ser recarregada? Então terá de a colocar no lixo indiferenciado e não no ecoponto. Sejam marcadores, canetas de feltro, de tinta permanente ou de escrita normal, as canetas não são embalagens e, por isso, não devem ser colocadas no ecoponto.

Escovas de dentes

“Posso colocar escovas de dentes no ecoponto amarelo?” é uma das muitas questões que chegam ao Whatsapp do Gervásio. A resposta é não. São feitas de plástico, mas não podem ser encaminhadas para reciclagem juntamente com as embalagens.

Na verdade, não existe ainda um fluxo de recolha específico para este utensílio. Mas vão surgindo projetos para dar um destino a este material e que criam pontos de recolha acessível, como a iniciativa Recycle to surf, que já aqui lhe demos a conhecer ou o Ecoescovinhas. Se não souber de um ponto de recolha específico, o local certo para descartar as escovas de dentes é no lixo indiferenciado.

Cápsulas de café

Apesar de poderem ser feitas de plástico ou de alumínio, as cápsulas, contêm resíduos orgânicos e não são embalagens. Por isso, não devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

No entanto, no sentido de minimizar o seu impacto ambiental são já várias as marcas de café que incentivam à devolução de cápsulas, através de pontos de recolha em lojas próprias ou em casa dos clientes aquando da entrega de nova encomenda, para posterior reciclagem.

Agora que já não tem dúvidas quanto a estes utensílios vai utilizar melhor o ecoponto amarelo. E se surgirem outras perguntas, seja sobre este ou outro ecoponto, pergunte ao Gervásio, através do WhastApp, ou à Sociedade Ponto Verde, através do email info@pontoverde.pt