Vive em Cascais? Aproveite porque neste município reciclar pode dar prémios! O projeto que está a pôr toda a gente a separar embalagens de plástico, de vidro e latas chama-se iREC – Inovar a Reciclagem. Está em ação há um ano e meio e recebeu agora uma distinção internacional. Também quer ganhar com a reciclagem? Veja aqui como se faz.

O iREC – Inovar a Reciclagem é um projeto desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE e nasceu para incentivar os munícipes a colocar mais embalagens para reciclagem. O objetivo do projeto é preparar os cidadãos para a chegada do sistema de depósito com retorno.

Para este projeto, foram distribuídas 15 máquinas de depósito para embalagens de plástico, vidro e metal pelo Mercado da Vila e por vários supermercados do concelho. Deste modo, os munícipes podem devolver as suas embalagens de forma prática.

Como participar?

  1. Primeiro, é necessário descarregar a aplicação CityPoints.

2. De seguida, ao entregar os resíduos recebe pontos que mais tarde podem ser trocados por prémios na aplicação. Cada embalagem corresponde a um ponto.

3. Depois de colocar os resíduos nos ecopontos, aponte a câmara do seu telemóvel para o Qr Code e receba os seus pontos.

4. Já com alguns pontos acumulados é possível trocá-los por recompensas. Basta carregar na funcionalidade trocar e escolher um prémio que tanto podem ser mochilas produzidas com plástico PET reciclado, velas feitas de óleos alimentares usados ou a cartões de oferta para utilizar nas lojas de comércio local.

“Um bom projeto de comunicação, divulgação e informação dirigido aos munícipes, a par da disponibilização das máquinas nos sítios mais adequados, fazem com que haja maior adesão”, refere o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão.

Resultados da recolha de embalagens para reciclagem

Em funcionamento desde janeiro de 2021, este projeto já conseguiu recolher mais de 70 toneladas de embalagens.

“Um ano e um milhão de embalagens são marcos importantes. Com este sistema de depósito com retorno testamos soluções que nos permitem avançar para o terreno com maior conhecimento, assim que a legislação (sobre o sistema de depósito com retorno) for aprovada”, salienta Luís Almeida Capão.

Das embalagens separadas foi feito um levantamento do tipo de materiais que mais estavam a ser entregues.

embalagens enviadas para reciclagem- pograma IREC cascais

No total, este sistema foi utilizado mais de 100 mil vezes e gerou 1,2 milhões de CityPoints, o que revela não só uma boa adesão à iniciativa como também que os cidadãos estão cada vez mais proativos no que toca à economia circular e à redução da pegada carbónica individual.

Vantagens deste projeto de reciclagem

Este sistema permite aumentar a qualidade do material recolhido, pois as máquinas fazem uma triagem automática, permitindo enviar material para reciclagem já sem contaminação.

O resultado do projeto fê-lo ganhar a distinção internacional “Escoba de Oro” da associação espanhola ATEGRUS, focada na gestão de resíduos. Este reconhecimento é atribuído a iniciativas que promovem boas práticas para melhorar o ambiente e apostar na sustentabilidade.

Com este prémio, a Cascais Ambiente vê reconhecido o carácter inovador e os resultados alcançados neste projeto. Segundo Luís Almeida Capão, esta “é a segunda vez que a ATEGRUS premeia um projeto da Cascais Ambiente. Não trabalhamos para estas distinções, mas é verdade que elas servem para medir o pulso do nosso trabalho, a pertinência e a capacidade de mudança”.