As férias estão à porta, mas nem tudo o que tinha guardado do ano anterior está em condições de ser reutilizado. Quando chegar a hora de deitar fora o que não vai usar este ano, lembre-se de que há resíduos que não podem ir para o ecoponto. Confira aqui se está a separar os resíduos de verão corretamente.

Comecemos pelo que leva para a praia ou para a piscina. Por exemplo, o guarda-sol. Existem os de pano e aqueles cujo tecido é sobretudo plástico. Seja qual for o seu, se estiver rasgado ou já muito velho, o local certo para descartar é no lixo comum.

Se quer dar uma nova vida ao seu chapéu de sol através do upcycling temos o projeto ideal! Faça um brinquedo para o seu animal de estimação com as sobras de tecido do chapéu!

O mesmo acontece com as lancheiras ou geleiras rígidas. Se se rasgaram ou partiram e já não serve o propósito, terá de as encaminhar para o lixo comum.

As boias e os insufláveis podem também deixá-lo a pensar pois são materiais feitos de plástico. Guarde esta nota: apesar de serem feitos de plástico não vão juntamente com as embalagens para o ecoponto amarelo. Podem ser entregues em ecocentros ou colocados no lixo comum.

Verão que é verão pede uma Bola de Berlim na toalha ou um belo gelado à beira-mar, mas e o que fazer aos resíduos? Quando terminar de comer o mais popular bolo de verão, quer só lhe tenha sobrado o guardanapo ou o invólucro de papel, ambos têm de ser colocados no lixo comum pois a gordura e a sujidades inviabilizam a reciclagem do papel.

No caso do gelado, se a embalagem for de plástico, esta pode ir para o ecoponto amarelo. Já o pauzinho de madeira, deverá ir para o lixo comum.

Tempo quente, dias de praia e de piscina rimam com chinelo no pé. Mas, quer seja chinelo, soca ou sandália de borracha, se se rasgar ou estragar, não coloque no ecoponto amarelo. Felizmente, para diminuir o impacto destes resíduos, já existem projetos que os tornam mais circulares. Falamos dos contentores de chinelos presentes nas lojas Havaianas ou nos contentores de roupas e têxteis que encontra nas ruas.

Agora que já sabe o que não deve colocar no ecoponto, coloque os resíduos certos a “trabalhar para o verão” e lembre-se: nos ecopontos só devem ser colocadas embalagens.