Tem objetos de madeira para descartar? Será que a madeira é reciclável? Pode colocar-se junto ao ecoponto para ser reciclado como as embalagens? Como se recicla e em que se transforma? Descubra aqui a resposta a estas perguntas.

A madeira vai ou não para o ecoponto?

Se tem o hábito de colocar objetos de madeira junto aos ecopontos damos-lhe algumas razões para não o fazer. Apesar de ser um produto reciclável, a forma correta de a descartar não é junto aos ecopontos.

É que os ecopontos destinam-se a embalagens – sejam de plástico e metal, papel e cartão, ou vidro.

Além disso, ao colocar objetos de madeira junto aos ecopontos está não só a criar um maior volume de resíduos na rua, como a contribuir para o envio destes resíduos para aterro.

Como separar objetos de madeira?

Sejam móveis antigos, paletes ou caixas, para reciclar este tipo de produtos deve levar os seus resíduos ao ecocentro mais próximo da sua localização. Falamos de um parque de grande dimensão, onde se encontram contentores para colocar resíduos recicláveis que não devem ser deixados nos ecopontos.

Como se recicla e em que se transforma?

Depois de recolhidos dos ecocentros, os resíduos de madeira passam por vários processos, nomeadamente separação, trituração e remoção de impurezas como fitas metálicas, pregos, parafusos, entre outros.

Após a separação de peças, uma parte é encaminhada para um processo de trituração em pedaços menores até se tornarem lascas. O restante, sobretudo móveis e outros materiais, que já passaram por algum processo de transformação, são reutilizados para criar novos objetos. Por exemplo, sabia que os caixotes podem dar origem a estantes? Veja aqui como.

A reutilização deste recurso traz diversos benefícios ao ambiente. Ao reciclarmos resíduos de madeira estamos a evitar extrair novos recursos naturais, a poupar energia e matérias-primas.

Não deixe que os seus móveis antigos ou as suas caixas de madeira acabem num aterro, leve-as até um ecocentro ou contacte uma empresa de reciclagem de madeiras.