7, Junho 2023
Como ensinar as crianças a separar embalagens?
É de pequenino que se aprende a importância da natureza e de cuidar do planeta. A reciclagem é, por isso, um dos primeiros temas a abordar na educação ambiental das crianças. Mas, como explicar aos mais novos o que fazer com as embalagens?
É de pequenino que se aprende a importância da natureza e de cuidar do planeta. A reciclagem é, por isso, um dos primeiros temas a abordar na educação ambiental das crianças. Mas, como explicar aos mais novos o que fazer com as embalagens?
O porquê de separar
O porquê é a pergunta típica das crianças e, nesta fase, sobrepõem-se ao “como”. Por isso, antes de explicar que as embalagens de plástico e metal devem ser colocadas no ecoponto amarelo, as de vidro no verde e as de papel e cartão no azul, é necessário esclarecer o motivo.
Conte-lhes uma história. Existem vários contos que podem introduzir o tema da reciclagem.
Se passar pelo site da Academia Ponto Verde poderá encontrar um pequeno conto ilustrado. Trata-se da história das quatro embalagens vaidosas que desfilaram juntas durante todo o seu tempo de vida útil até chegarem ao ecoponto. Neste momento separaram-se para ganhar nova vida e mais tarde, por coincidência, voltam a juntar-se enquanto novos objetos.
Explicar as regras de separação por objetos familiares
Para mais facilmente captar a atenção das crianças e ajudá-las a consolidar a informação sobre a separação de embalagens explique as regras falando em resíduos que lhes são familiares.
Assim, em vez de dizer que o plástico vai para o amarelo, mostra que as saquetas da polpa de fruta, os iogurtes, líquidos e sólidos, os pacotinhos de sumo ou de leite e os pacotes das bolachas ou das sandes devem ir para esse ecoponto. O mesmo acontece com os resíduos de papel ou cartão, basta dizer que para o azul vão cadernos e folhas de colorir.
Como todas as crianças gostam de imitar os adultos, para aprenderem o que devem colocar no verde basta dizer que este ecoponto bebe garrafas de vinho e não come loiça partida. Assim será mais fácil de mais tarde os ajudar a identificar que são apenas as embalagens que devem ser aqui colocadas.
Aprender a separar enquanto brincam
Ensinar através de brincadeiras é mais fácil e divertido. Experimente estas duas sugestões de jogos com resíduos de embalagens.
Com uma linha de partida e uma mesa com vários resíduos diferentes uns metros à frente, proponha uma corrida pela reciclagem. Para competir dois a dois, ver qual o mais veloz e o primeiro a agarrar a embalagem certa, este jogo consiste em correr até à mesa onde se encontram os resíduos, pegar num que corresponda ao ecoponto ditado pelo adulto e regressar até ao ponto de partida para o depositar no ecoponto. No final ganha aquele que tiver arrecadado mais objetos para reciclar.
O segundo jogo consiste em responder acertadamente ao ecoponto a que correspondem as embalagens ditadas pelo adulto. Cada criança deve ter papeis, balões ou bolas de uma cor a representar a sua resposta. O adulto pergunta para onde vai determinada embalagem e as crianças respondem, colocando em caixas a representar ecopontos o seu papel, bola ou balão.
De pequenino se aprende a separar as embalagens e a importância de reciclar. Ajude os mais novos a conhecer o mundo da economia circular e a aprender mais sobre a sustentabilidade.