Amarelo para o plástico, metal e pacotes de bebidas, azul para o papel e cartão, verde para o vidro. Parece fácil, mas a reciclagem vai bem além da diferença entre estas três cores

Saber distinguir os ecopontos certos para cada tipo de material é essencial, mas se quiser ir mais longe, vai reparar que existem vários outros símbolos que dão mais pormenores sobre as embalagens, tanto sobre a sua origem, como sobre o fim que lhe deve ser dado.

Mas comecemos pelo mais básico. Este símbolo indica que se devem colocar embalagens no lixo, por oposição a deitar no chão. No caso das embalagens recicláveis, este símbolo já foi substituído pelos símbolos do ecoponto respetivo.

O símbolo da reciclagem, ainda que com algumas nuances, apresenta-se sobre a forma de três setas a apontar umas para as outras, trazendo a ideia de infinito, um conceito muito próximo da ideia de reciclagem.

Já o símbolo Ponto Verde, não significa que a embalagem é reciclada ou reciclável, mas sim que contribui financeiramente para um sistema nacional de recolha selectiva, valorização e reciclagem de embalagens usadas.

Reconhecer os plásticos

No que diz respeito ao plástico, a identificação vai mais longe e, em cada embalagem, esse símbolo vem acompanhado por um número que ajuda a identificar o tipo de plástico utilizado na produção da embalagem.

  1. PET. Significa Polietileno Tereftalato e é encontrado em produtos como garrafas de refrigerantes e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal, cremes e outros produtos do género. É transparente, inquebrável e leve.
  2. PEAD. Significa Polietileno de Alta Densidade e é o plástico utilizado em embalagens produtos de higiene e limpeza. É impermeável e de elevada resistência química.
  3. PVC. É Policloreto de Vinilo e chega ao consumidor sob a forma de produtos de higiene pessoal, frascos de medicamentos ou brinquedos. Uma vez reciclado, pode transformar-se em mangueira de jardim ou em canos de esgoto.
  4. PEBD. O Polietileno de Baixa Densidade está nos sacos de plástico de supermercados, ou película para embalar alimentos. É flexível, leve e impermeável.
  5. PP. Significa Polipropileno e é usado para o fabrico de recipientes de alimentos ou artigos de higiene pessoal. Uma vez transformado, pode dar origem a cabos de bateria para carros, por exemplo.
  6. PS. O Poliestireno é encontrado em frascos, aparelhos de barbear descartáveis e no interior dos frigoríficos. É impermeável, inquebrável e brilhante
  7. Outros. Neste item cabe todo o plástico usado em pneus, acessórios náuticos, CD e DVD, eletrodomésticos.