As tampas das embalagens são recicláveis? A RECICLA vai procurar responder a esta pergunta para que, na hora de separar, não haja dúvidas.

As tampas das embalagens de plástico geralmente são também produzidas por materiais plásticos, por isso, podem ser encaminhadas para a reciclagem. Tome-se como exemplo a garrafa de refrigerante: depois de vazia e escorrida, deve ser espalmada e a tampa deve ser colocada novamente na embalagem antes de a depositar no ecoponto amarelo.

Mas, existem diversos tipos de tampas, com diferentes tamanhos, contornos e feitios: são todas recicláveis?

As tampas são recicláveis, mas pelas sua pequena dimensão, a recomendação é que sigam sempre junto com a sua embalagem, para não se perderem no processo.

É o caso das tampas de metal e alumínio que muitas vezes fecham e selam garrafas e frascos de vidro que podem ser colocadas no ecoponto verde. Assim, o frasco de vidro de polpa de tomate vai juntamente com a sua tampa para o vidrão, tal como a garrafa de água gaseificada pode ir fechada. 

Não dê tampa à reciclagem. Faça parte da solução: quando fizer a separação das suas embalagens deixe-as ir com as respetivas tampas.