Vamos lá colocar todas as cartas em cima da mesa e desmitificar algumas dúvidas: sabe onde colocar as cuvetes de carne e de peixe? E às garrafas de vidro com tampa de plástico o que é que lhes faz? Se ainda não tem a certeza quanto a estas questões, não se preocupe, hoje trazemos-lhe as respostas.

Tudo o que é de plástico pode ir para o ecoponto amarelo?

Não. Nos ecopontos só se colocam embalagens. No caso do ecoponto amarelo, embalagens de plástico, metal e pacotes de bebidas. Por isso, se tem uma caneta, um guarda chuva, um alguidar ou uma cassete VHS saiba que estes materiais devem ser colocados no lixo comum.

Afinal, as cuvetes de carne podem ser colocadas no ecoponto?

Sim. As couvetes são de um tipo de plástico, o poliesteireno (EPS)  que pode ser reciclado, tal como a comum esferovite (EPS). Ambos podem ser colocados no ecoponto amarelo.

Mesmo com gordura? Sim.

E se for grande demais? Pode ser partido e colocado no ecoponto amarelo.

Então e a esferovite que envolve os eletrodomésticos? Também pode ser colocada no ecoponto amarelo (EPS).

Os vernizes, os fascos de creme e os de perfume podem ser reciclados?

Podem sim. O vidro destes produtos pode ser reciclado e ganhar nova vida depois de colocado no ecoponto verde. Não, não é preciso lavar nem separar as tampas do frasco. É apenas necessário juntar todos os elementos e colocá-los no seu devido lugar.

O verniz pode ir com o pincel? Sim, de preferência descartar contendo o mínimo de produto.

A tampa do frasco é de plástico, não devia ir para o ecoponto amarelo? Para que não se perca no processo de reciclagem, deve ir juntamente com o frasco do creme, tudo para o ecoponto verde.

O que mais posso reciclar de produtos de beleza? Para o ajudar nesta matéria a L’Oréal, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, criou uma iniciativa que o ajuda a saber onde colocar cada embalagem.

Agora que já sabe como deve separar as suas embalagens e resíduos, não se esqueça: Recicle Sempre.