24, Novembro 2021
Sabia que o ecoponto amarelo só aceita embalagens? Descubra porquê.
Já sabemos que as embalagens de plástico, de metal e os pacotes de bebidas depois de usadas são para colocar no ecoponto amarelo. Mas, o que é que não deve ir lá parar? E porque não pode ser lá depositado? Se não pode ir para o ecoponto, vai para onde? Descubra aqui.
Já sabemos que as embalagens de plástico, de metal e os pacotes de bebidas depois de usadas são para colocar no ecoponto amarelo. Mas, o que é que não deve ir lá parar? E porque não pode ser lá depositado? Se não pode ir para o ecoponto, vai para onde? Descubra aqui.
São muitas as embalagens que, depois de usadas e enviadas para reciclagem, podem ver uma nova vida. No entanto, há também uma lista de diversos utensílios do quotidiano que, depois de terminarem o seu propósito, não podem seguir para o ecoponto, ainda que sejam de plástico ou de metal.
Confira aqui se está a colocar tudo o que deve no amarelo!
O que pode ir para o amarelo:
- Aerossóis;
- Cabides de metal e de plástico;
- Embalagens de gel de banho, champô, cremes e desodorizantes;
- Garrafas de água ou de sumo;
- Garrafões;
- Latas de refrigerantes;
- Latas de conservas;
- Pacotes de arroz, de massa, de bolachas;
- Pacotes de leite, de sumo ou de concentrado de tomate;
- Produtos de limpeza;
- Sacos de plástico, de ráfia, de congelados;
- Tabuleiros de alumínio;
- Esferovite.
O que não deve ser colocado neste ecoponto:
- Baldes de plástico;
- Cápsulas de café;
- Brinquedos;
- CDs e DVDs;
- Chinelos;
- Escovas de dentes;
- Eletrodomésticos;
- Ferramentas;
- Panelas e tachos;
- Pilhas;
- Pneus;
- Tapetes.
Porque não podem ir e para onde vão?
O Sistema de recolha seletiva – ecopontos ou porta a porta – foi criado para recolher as embalagens usadas dos diferentes tipos de materiais. As empresas que colocam embalagens no mercado são quem financia este sistema, desde a comunicação e sensibilização à recolha e tratamento.
Outros materiais que não são embalagem não fazem parte deste sistema, pois não está estabelecido e dimensionado financeiramente para outros utensílios que não embalagens.
Para vários utensílios feitos a partir de plástico e borracha, há já alguns projetos que visam promover a recolha de materiais em fim de vida. É o caso das Havaianas, com os chinelos estragados, bem como da iniciativa que transforma escovas de dentes em pranchas de surf, a Recycle to surf.
Os restantes utensílios podem ser entregues num ecocentro ou colocados no lixo comum. Mas, atenção que existem sistemas de recolha para vários outros fluxos de resíduos: elétricos e eletrónicos, cápsulas de café, medicamentos, resíduos orgânicos, entre alguns outros.
Agora que já sabe o que pode e não pode colocar no ecoponto amarelo, melhore os seus hábitos de reciclagem. Se ainda assim surgirem dúvidas, fale com o Gervásio através do WhastApp.