O Carnaval está a chegar. Entre máscaras e disfarces, nunca faltam confetti ou serpentinas para atirar. A estes há quem junte ainda os balões de água e mais algumas partidas. E no fim da festa, para onde vão todos os resíduos? Para o ecoponto ou para o lixo comum?

Carnaval é sinónimo de confetes e serpentinas

Marcam sempre presença no Carnaval, seja na decoração, seja para atirar. São feitos de papel, muitas vezes já reciclado, mas, quando a festa acaba, fica a pergunta se devem ou não ir para o ecoponto.

A resposta é sim, devem ir para o ecoponto azul se não estiverem sujos. E o plástico que os embalou desde a loja até ao início da festa deve ir para o amarelo.

Balões de ar e balões de água

Os balões marcam presença em grande parte das festas ao longo do ano e no Carnaval, geralmente, são os de água os mais procurados.

Estejam inteiros ou rebentados, estes resíduos não podem ser colocados no ecoponto amarelo, mas, sim, no lixo comum.

E tenha em atenção que os balões constituem um grande perigo para os animais, que os confundem com comida, podendo sufocar quando os ingerem. Por isso, se na sua festa houver balões certifique-se de que o local fica limpo e de que este tipo de resíduo é descartado corretamente.

Adereços de Carnaval estragados

Procura um fato e foi ao baú ver o que poderia servir? Pelo caminho, encontrou coisas que já ninguém vai usar porque estão estragadas e agora quer saber como descartar? A RECICLA dá-lhe uma ajuda!

Collants ou leggings que tenham servido como parte do fato, mas que, entretanto, se rasgaram, não podem ir para o ecoponto das embalagens, mas podem ir para os contentores de roupa. O mesmo acontece com alguma camisola ou outra peça de roupa, quer seja de Carnaval ou não. 

Acessórios como bandoletes, que seguram todo o tipo de fantasias, são feitos de plástico, mas não são embalagens, por isso, não as coloque no ecoponto caso se partam.

O mesmo acontece com facas, varinhas ou pistolas de plástico, que servem de complemento a diversas personagens. Se algum destes adereços se estragar, o seu lugar é no lixo comum e não no ecoponto amarelo.

No entanto, há uma exceção. Se utilizar adereços para fotografias, feitos apenas de cartão e que não possuam papel esponja estes podem ir para o ecoponto azul, caso se rasguem ou estraguem. Mas, o pauzinho de madeira que sustenta o acessório deve ser colocado separadamente no lixo comum.

Máscaras feitas de material reciclável

Para festejar o Carnaval, há cada vez mais pessoas a utilizar materiais recicláveis para produzir as suas próprias máscaras. Se está a pensar apostar nos resíduos de embalagens que tem em casa não se esqueça de que, no fim da festa, o seu lugar continua a ser o ecoponto.

Quer utilize tampas, caricas, bandejas de plástico ou caixas de ovos, mesmo que pintadas, todos estes materiais de embalagem têm lugar no ecoponto correspondente.

Divirta-se na folia sem prejudicar o ambiente. Não deixe lixo no chão e separe devidamente todos os seus resíduos e peças de fatos que já não vai utilizar no próximo Carnaval.