Ainda não vai ao ecoponto com as embalagens de vidro? Um estudo realizado pela Fraunhofer Cluster Circular Plastics Economy para a Federação Europeia de Vidro de Embalagem revela os diversos benefícios de reutilizar este material. Sabia, por exemplo, que as garrafas de vidro comercializadas em Portugal já contêm 50% vidro reciclado? No ano internacional do vidro conheça todas as vantagens deste material.

Reciclar embalagens de papel, cartão, plástico, metal, alumínio ou vidro é sempre vantajoso, pois, assim, estamos a evitar extrair mais recursos à natureza. No caso do vidro, a reciclagem é um processo muito eficiente e este estudo revela o porquê:

Vantagens da reciclagem do vidro

  • Estas embalagens são feitas de um só material. Apesar de conterem tampas e rótulos, todos estes componentes extra são fáceis de separar na triagem.
  • O vidro utilizado para produzir embalagens pode ser reciclado infinitas vezes e, ao ser transformado, não perde as suas características e propriedades originais.

Curiosidades sobre estas embalagens

  • Este tipo de embalagens são feitas de areia, cálcio e carbonato de sódio. A sua produção não implica a utilização de componentes tóxicos ou considerados perigosos. Além disso, dispensam a utilização de vernizes ou plásticos para estar em contacto com os alimentos ou bebidas;
  • Este material não adiciona sabor ou odor ao conteúdo;
  • É também inerte, o que quer dizer que não reage física ou quimicamente ao contacto com o conteúdo ou com o ambiente;
  • Não sofre oxidação ou corrosão, o que significa que garante a qualidade original dos alimentos e bebidas, bem como as suas propriedades nutritivas. Assim, estas embalagens podem ser usadas para conservar alimentos por períodos de tempo prolongados.

Se, depois de utilizadas, as embalagens de vidro forem recicladas, o contributo dessa ação para a sustentabilidade do planeta é elevado. E a razão é simples: é que o principal componente para o fabrico destas embalagens é o vidro reciclado.

Sabe o que acontece às embalagens depois de as colocar no ecoponto verde? A RECICLA guia-o por todos os pormenores aqui.

A emissão de CO2 resultante da produção de embalagens de vidro pela primeira vez deve-se 80% à utilização de gás natural e 20% à utilização de matéria-prima virgem. Além de ser necessária menos energia para produzir embalagens recicladas, ao utilizar-se o casco, isto é, resíduos de embalagens, já estamos a poupar o ambiente em 20%.

Mas tem mais: ao utilizarmos vidro reciclado para produzir novas embalagens estamos a fechar o ciclo que é infinito e a cumprir com os objetivos da economia circular – reduzir a quantidade de resíduos em aterro e evitar extrair novas matérias-primas.

Contribua para o ciclo infinito do vidro, leve as suas embalagens ao ecoponto.