Sabia que há embalagens mais aptas para a reciclagem que outras?

As embalagens têm um papel muito importante: o de proteção e segurança dos produtos

Mas os seus desafios atuais prendem-se também com o serem mais sustentáveis. Este ciclo de sustentabilidade começa desde que a embalagem é desenhada, até que siga para reciclagem.

Quando uma embalagem é recolhida do ecoponto, segue para uma estação de triagem e daí para o seu reciclador. Nestas fases, existem aspetos na embalagem que otimizam o seu total aproveitamento para reciclagem.

Confira algumas das características que fazem uma melhor embalagem:

  • As de cores claras são mais facilmente recicláveis do que as de cores muito escuras (por exemplo: embalagens pretas) – estas últimas dificultam o processo de separação na estação de triagem, pois a luz emitida pelos sistemas de separação ótica é absorvida, dificultando a correta identificação do tipo de material plástico de que são feitas.
  • As translúcidas ou transparentes são preferíveis às opacas, pois o material obtido a partir da sua reciclagem tem mais e melhores aplicações, por exemplo: novas garrafas de PET com reciclado.
  • As que têm rótulos mais pequenos, logo mais superfície visível, permitem identificar melhor o material e encaminhar para a linha de reciclagem correta.
  • As embalagens espalmáveis ocupam menos espaço no ecoponto que permite otimizar as recolhas, com ganhos económicos e ambientais.

Existem ainda outros aspetos a serem considerados na otimização de uma embalagem para a sua reciclagem. Além do consumidor estar atento às suas escolhas, cabe aos embaladores e fabricantes de embalagens oferecerem a melhor solução possível, para que todos possamos fazer a nossa parte com melhores escolhas e sem peso na consciência!

Pode ficar a saber mais sobre as melhores embalagens aqui: