Para si a Páscoa também é sinónimo de guloseimas? Das amêndoas aos ovos de chocolate, há cada vez mais presentes doces para oferecer que são embalados de todas as formas, tamanhos e feitios. Mas, depois de consumidos, o que fazer com as caixas, invólucros e embalagens? Veja aqui as respostas.

Ovos da Páscoa

Dos que possuem tamanhos individuais, aos grandes, com surpresa no interior, há inúmeros ovos de chocolate embalados de formas diferentes.

Os ovos de chocolate grandes e que contêm surpresa lá dentro, são embalados em plástico e alumínio, por isso depois de consumidos, o seu invólucro deve ser colocado no ecoponto amarelo.

Os ovinhos de chocolate que se compram em porções individuais são por norma forrados com uma prata. Esse “papel prata” deve ser também colocado no ecoponto amarelo, bem como a caixa de plástico da surpresa que se encontra no interior.

O mesmo acontece com as bolinhas ou bombons de chocolate que são envolvidos em pratas coloridas, depois de consumidos os doces, devem ir para o ecoponto amarelo.

Para o ecoponto azul devem ainda ir as faixas de papel e cartão que embelezam a embalagem dos ovos surpresa.

Amêndoas da Páscoa

Drageias de chocolate, amêndoas torradas, francesas, exóticas, napolitanas, de pinhão, há um sem fim de variedades de sabores, bem como de embalagens.

Sejam envolvidas com plástico ou em caixas de plástico rígidas, as embalagens de amêndoas de plástico devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

Há também marcas que vendem as suas amêndoas em latas de metal. Estas, depois de vazias têm igualmente lugar no ecoponto amarelo.

Se for fã de amêndoas de licor, que por norma são vendidas em caixas de cartão com uma pequena janela plástica transparente, saiba que depois da caixa acabada, esta pode ir inteira para o ecoponto azul.

Outros chocolates e docinhos

Caso compre doces de pastelaria para a Páscoa lembre-se de colocar as caixas de cartão que embalam o folar ou o pão de ló no ecoponto azul.

Se oferecer chupa-chupas de chocolate ou sombrinhas como lembrança recorde quem vai consumir estes doces que, depois de tudo acabado, o invólucro de alumínio vai para o amarelo, mas o pauzinho vai para o lixo comum.

Já o tubo das coloridas drageias de chocolate genericamente conhecidas pela marca Pintarolas, se for de plástico, deve ir para o ecoponto amarelo, com a devida tampa. Mas, se for de cartão, o seu lugar,depois de vazio, é no ecoponto azul.

Para quem é mais adepto de gomas, por esta altura, muitas vezes encontra à venda pequenos cones de papel isolados com um plástico por cima. Neste caso, o plástico deve ser colocado no ecoponto amarelo e o cone de papel deve ser enviado para o ecoponto azul.

Agora que já sabe como descartar as embalagens das guloseimas, torne a sua Páscoa tão doce como amiga do ambiente. Espreite também como comprar os chocolates mais ecofriendlys.