Agora que regressou à rotina e ao escritório, é necessário reorganizar a sua secretária e descartar os materiais de escritório, colocando-os no ecoponto. Veja o que já não é possível utilizar e repor o que está em falta. Mas, antes de pegar num único saco e colocar tudo lá dentro, confirme aqui se aquilo que vai descartar pode, na verdade, ir para o ecoponto.

Papéis de escritório

Se vai começar pelos papéis, prepare-se para ir ao ecoponto azul. Sejam folhas de rascunho, folhas amachucadas, antigos recibos, folhas brancas usadas ou arrancadas de cadernos, todas elas devem ir para a reciclagem.

Às folhas podem juntar-se os cadernos com e sem argolas, as agendas antigas e ainda os blocos de notas. Nesta lista deve ainda incluir papéis de post-it.

Se nestas arrumações encontrou dossiers estragados, pode também encaminhá-los para a reciclagem, basta colocá-los no azul. Se for mais apologista de pasta de cartão, quando se rasgarem, não se esqueça que o seu destino é exatamente o mesmo: o ecoponto.

Aparecem umas micas rasgadas pelo caminho? Cuidado! O seu lugar não é o ecoponto. Entregue num ecocentro ou descarte no lixo comum.

Já agora… sabe o que é um ecocentro? É uma área aberta ao público, onde se podem deixar resíduos recicláveis que não podem ser colocados nos ecopontos.

Para arrumar a secretária

Chegou a altura de dizer adeus ao porta revistas que tinha em cima da secretária? Este poderá ser colocado no ecoponto azul, se for de cartão. Se for de plástico terá de entregar num ecocentro ou colocar no lixo comum. O mesmo acontece com os portefólios de plástico, que não podem seguir para o ecoponto.

Para o caso de em cima da secretária ter também um agrafador ou um furador que já não funciona ou que se partiu, não os coloque no ecoponto, tente reparar antes de descartar no lixo comum.

Reorganizar o porta lápis do escritório

Há produtos que não podem ir para o ecoponto amarelo, por isso, não se deixe enganar pelas canetas e esferográficas, lá por serem feitas de plástico. Não são embalagens e, por isso, não podem seguir para o ecoponto. O mesmo acontece com os clips.

Já a embalagem do corretor, mesmo com o pincel no seu interior e o mandril da fita cola (o elemento de plástico que sobra do rolo de fita cola) pode ir para o ecoponto amarelo.  A estes juntam-se também os tubos de cola.

Reorganize o seu espaço de trabalho de forma mais sustentável. Coloque os materiais de escritório no ecoponto, separe o que pode ser reciclado, repare o que for possível arranjar e, se precisar de comprar novos, opte por produtos que já contenham materiais reciclados.