Já é conhecido o balanço anual do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE). Os Portugueses enviaram mais de 460 mil toneladas de embalagens para a reciclagem, mas o que falta fazer para atingir as metas propostas para 2025?

No ano passado, os portugueses colocaram um total de 460.285 toneladas de embalagens nos ecopontos. Um valor muito idêntico ao registado em 2022.

1. Quais as metas previstas para os próximos anos?

Portugal, assim como o resto da Europa, está comprometido em enviar 65% dos seus resíduos para reciclagem até 2025. Em 2030, será necessário que cada estado-membro aumente a percentagem 70%. Tanto em 2022, como em 2023, a percentagem, em Portugal, mantém-se nos 60%.

2. As embalagens que mais reciclamos e as que precisam de ser encaminhadas para o ecoponto?

O papel e o cartão são os resíduos de embalagens que melhores desempenhos apresentam. Em 2023, foram encaminhados para reciclagem 148.630 toneladas, mais 4% do que o volume registado no ano anterior.

As embalagens de alumínio e as de vidro são as que suscitam maior preocupação. O envio de embalagens de alumínio para o ecoponto amarelo aumentou 2% face a 2022, mas o valor total foi de 1.947 toneladas.

Já o vidro continua aquém da meta e a sua recolha mostra sinais de quebra. No último ano foram depositadas 212.593 toneladas destas embalagens, o que representa uma diminuição de 3% face a 2022.

3. Como melhorar a reciclagem do alumínio?

Para aumentar a quantidade de embalagens de alumínio enviadas para a reciclagem é preciso saber alguns pormenores que facilitam a sua separação.

Sabia que:

  • As latas de conserva, como as de atum, de patês ou de salsichas são feitas em alumínio e devem ser depositadas no ecoponto amarelo?
  • Estas embalagens, que por norma ficam muito sujas, não precisam de ser lavadas antes de serem colocadas no ecoponto;
  • As bandejas de takeaway são também feitas em alumínio e por isso, no final das refeições basta escorrê-las e depositá-las no ecoponto amarelo.

A reciclagem de alumínio traz várias vantagens para o planeta. Além disso, a sua reciclagem é praticamente infinita.

4. O que fazer para melhorar a reciclagem do vidro

Aumentar as taxas de reciclagem do vidro implica não só os portugueses levarem mais embalagens ao ecoponto, mas também saberem o que não colocar nestes equipamentos.

  • Sabia que não deve colocar loiça ou cerâmica neste ecoponto?
  • O ecoponto verde diz não a espelhos, vidros de janelas ou lâmpadas.
  • Neste ecoponto só devem ser colocadas embalagens de vidro como garrafas, frascos ou boiões, bem como as embalagens de vidro de cosmética.
  • Saiba tudo sobre a reciclagem do vidro aqui.

Além das embalagens é essencial separar os biorresíduos bem como os resíduos elétricos e eletrónicos, cada um através dos seus canais e equipamentos próprios. Conheça o guia da reciclagem em Portugal