Muito se fala dos plásticos, da facilidade com que se produzem e da dificuldade com que se degradam, mas de que são feitos? Há mais do que um tipo? Quantos são e como podemos identificá-los? O que propomos é que fique a conhecer um pouco melhor este material.

O plástico está por toda a parte e em quase tudo o que usamos no dia a dia, mas o que sabemos, afinal, sobre ele? Este material é composto por polímeros, ou seja, longas cadeias de moléculas que são produzidas por reações de polimerização de químicos extraídos do petróleo.

Podem ser divididos em dois grandes grupos, distintos pela reação das suas moléculas ao calor. Por um lado, existem os termoendurecíveis, um material que é sujeito ao calor uma única vez para ganhar forma. Este tipo de plástico se for sujeito a novas fontes de calor perde as suas propriedades e deteriora-se.

Por outro, existem os termoplásticos, que, quando expostos a elevadas temperaturas se tornam moldáveis e voltam a solidificar depois de arrefecer. Estes plásticos podem ser fundidos e solidificados repetidamente quase sem perderem as suas propriedades, o que os torna recicláveis. 

Os termoplásticos constituem 80% do plástico utilizado e distinguem-se pela maior ou menor extensão da estrutura dos seus polímeros. Assim, utilizamos sobretudo sete diferentes tipos, que podem ser identificados pelo símbolo que geralmente se encontra nos materiais e que consiste num triângulo com um número de 1 a 7.

O número 1 corresponde ao plástico mais produzido no mundo, o politereftalato de etileno, conhecido por PET. Este é geralmente utilizado para produzir garrafas e quando reciclado pode transformar-se em fibra de poliéster.

Presente em fios e cabos, biberões, e diversos produtos de higiene, o polipropileno, PP, reconhecido pelo número 5, é brilhante, rígido, resistente a mudanças de temperatura e permite conservar aromas.

Os produtos que utilizam o símbolo com o número 6 são geralmente os copos de iogurte, brinquedos e tudo o que contenha esferovite (neste caso a variante EPS). O poliestireno, PS, caracteriza-se por ser leve, flexível e bom isolador térmico.

Cada número corresponde a um tipo de plástico e, claro, se estivermos a falar de embalagens, todos eles têm lugar no ecoponto amarelo. Faça parte da solução. Recicle sempre as suas embalagens.