30, Maio 2023
O que são Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos e qual a sua função na reciclagem?
Os SGRU são estruturas logísticas e de meios humanos responsáveis pela colocação, recolha e manutenção dos ecopontos. Mas não só! Saiba tudo sobre estas estruturas e a sua importância para a reciclagem.
Os SGRU são estruturas logísticas e de meios humanos responsáveis pela colocação, recolha e manutenção dos ecopontos. Mas não só! Saiba tudo sobre estas estruturas e a sua importância para a reciclagem.
Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU)
Os SGRU são Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos. Quer isto dizer que se trata de empresas que recolhem, armazenam e asseguram que é dado o correto destino aos resíduos que produzimos em casa, em particular às embalagens de plástico, metal, vidro e papel/cartão.
Existem diversos tipos de materiais que produzimos e utilizamos e que no seu final de vida se classificam como resíduos urbanos. Falamos de resíduos que colocamos no lixo indiferenciado, nos ecopontos e noutros equipamentos de recolha seletiva.
Neste conceito, incluem-se os biorresíduos, a madeira, os têxteis, os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, os resíduos volumosos, como colchões e mobiliário, e ainda os resíduos que colocamos nos ecopontos, isto é, as embalagens de papel e cartão, vidro, metais, plásticos.
Em Portugal, existem 33 SGRU que cobrem a totalidade do território nacional.
Depois de levarmos as embalagens para os devidos ecopontos, o lixo indiferenciado e os biorresíduos para os contentores respetivos, os serviços municipais recolhem os nossos resíduos e encaminham-nos para diversas empresas para serem valorizados.
As diferentes tarefas dos SGRU
Os SGRU ficam responsáveis por tratar os diversos tipos de resíduos que lhes chegam:
- No caso das embalagens, o vidro é agrupado e enviado para um reciclador. O papel e cartão, bem como o plástico, o metal e o alumínio passam por uma triagem, para de seguida serem agrupados em fardos e encaminhados para as respetivas empresas de reciclagem.
- Os resíduos indiferenciados, quando chegam a estas empresas, podem seguir para valorização energética ou tratamento mecânico, antes de serem encaminhados para diversos fins, incluindo o deposito em aterro.
- Os biorresíduos recolhidos pelos SGRU podem seguir diferentes caminhos. Uns são encaminhados para compostagem, outros para digestão anaeróbica com produção de energia.
Para estas empresas poderem continuar a fazer o seu trabalho é essencial continuar a separar as embalagens e colocar os restantes resíduos nos respetivos contentores. Por isso, não deixe que nenhuma embalagem escape ao ecoponto.